EDITORIAL - Aplicativo tem potencial de frear roubo de celulares
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 20 de dezembro de 2023
Folha de Londrina
O lançamento do PIX se mostrou uma verdadeira revolução no sistema de pagamentos e transferências de valores on-line no país. Se por um lado a ferramenta promoveu a desburocratização do sistema bancário, por outro se tornou um prato cheio para criminosos que, por meio de furtos e roubos dos aparelhos, além de golpes, lesam milhares de vítimas todos os dias.
O recente lançamento do sistema "Celular Seguro" pelo governo federal representa um passo importante na proteção dos cidadãos contra a crescente onda deste tipo de crime. À medida que a tecnologia avança, é necessário que as ferramentas digitais de segurança também evoluam, garantindo a integridade dos usuários em um cenário cada vez mais conectado. Assim como o sucesso do PIX evidenciou a importância de inovações nas transações bancárias on-line, o "Celular Seguro" destaca a necessidade urgente de investir em sistemas que protejam os usuários contra roubos de dispositivos móveis e seus desdobramentos.
Quem já passou por uma experiência traumática de ser vítima desses grupos criminosos sabe bem a importância de se investir em segurança.Esses crimes, especialmente aqueles que resultam na subtração de grandes quantias das contas bancárias das vítimas, têm efeitos devastadores, causando prejuízos tanto econômicos quanto psicológicos. Essas ações criminosas representam uma ameaça crescente na era digital.
O programa consiste na possibilidade de o dono do celular ou uma pessoa de confiança poder acionar uma ferramenta que realize o bloqueio da linha telefônica e de aplicativos de bancos e compras quando o titular da linha tiver o celular roubado, furtado ou extraviado. O site do "Celular Seguro" entrou no ar nesta terça-feira (19) e o aplicativo de mesmo nome estará disponível para Android e iOS a partir de quarta-feira (20).
O sistema será vinculado à conta gov.br. Cada usuário cadastrado poderá indicar pessoas de confiança, que conseguirão realizar o bloqueio das contas vinculadas ao celular por meio da internet. A pessoa de confiança receberá uma notificação e passará a visualizar o celular cadastrado no próprio aplicativo. É pelo ícone do smartphone registrado que essa pessoa terá acesso ao botão de emergência. O próprio dono do celular também poderá bloqueá-lo pela internet, a partir do sistema gov.br.
Todo esforço para aumentar a segurança é bem-vindo. Nos próximos meses será possível avaliar a eficácia da medida que se mostra promissora.
Obrigado por ler a FOLHA