“Cada um por si e Deus por todos”. “Farinha pouca, meu pirão primeiro”. O que não faltam são ditos populares para evidenciar a falha de caráter que muitos brasileiros estão mostrando nesse momento em que a vacina contra a Covid-19 chegou em número de doses bastante reduzido no país.

Denúncias e evidências de fura-filas chegam de toda a parte do país. Políticos e profissionais de saúde que não estão na linha de frente para atendimento de pacientes contaminados com o coronavírus são os principais grupos que publicam nas redes sociais fotos e vídeos sendo vacinados. Enquanto isso, muita gente que deveria comemorar a imunização continua arriscando a vida sem a proteção da Coronavac, o primeiro imunizante a chegar no Brasil por meio de uma parceria entre a chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, ligado ao governo do Estado de São Paulo.

As doses da Coronavac são escassas e nessas primeiras remessas deveriam imunizar pessoas que fazem parte do grupo prioritário. Ministérios públicos estaduais e federais estão investigando denúncias de irregularidade, trabalho que está sendo facilitado pelo fato de os oportunistas registrarem nas redes sociais o momento em que são imunizados ou a foto do comprovante de vacinação.

Um dos casos que vieram à público aconteceu justamente em Manaus, onde a saúde pública está em colapso justamente pela falta de insumos e leitos de internação. Filhos de deputado e de empresários recém-formados e contratados na véspera do primeiro dia de vacinação receberam as doses da Coronavac, comemorando a proeza nas redes sociais.

O escândalo fez com que a prefeitura de Manaus suspendesse a campanha de imunização para uma reformulação do processo. Outras localidades e hospitais de referência também estão revendo a estratégia para evitar os fura-filas.

Percebe-se também a pressão de sindicatos e entidades de classe para serem incluídos nos grupos prioritários. É o caso dos transportadores de carga rodoviários, funcionários de companhias áreas e de transporte marítimo.

Há muitas categorias se expondo ao contágio do novo coronavírus. O número de trabalhadores nessa situação é grande, mas qualquer movimento para burlar a estratégia definida pelos governos federal e estaduais, agora, significa falta de solidariedade e empatia.

Há que se respeitar a destinação das doses das vacinas e para os fura-filas deve-se aplicar a punição referente ao desvio de um bem público, como o ressarcimento do valor do imunizante.

Obrigado por ler a FOLHA!