|
  • Bitcoin 122.355
  • Dólar 5,0950
  • Euro 5,2469
Londrina

Opinião

m de leitura Atualizado em 29/06/2022, 00:00

EDITORIAL - 50 anos do Iapar

O instituto, que completa 50 anos, foi um dos responsáveis pela grande evolução tecnológica no campo

PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de junho de 2022

Folha de Londrina
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Quando analisamos o cenário econômico geral do Brasil, destaca-se a influência do agronegócio. A cada ano, o país produz mais e vem expandindo seu portfólio no mercado de exportações. 

O Paraná tem uma vocação natural para o agronegócio e na região de Londrina essa característica é marcante. É inegável que a pesquisa desempenhada pelo Iapar  (Instituto Agronômico do Paraná), que nasceu em Londrina, foi essencial para construir essa realidade superavitária. Em produção de feijão e trigo, o Paraná ocupa hoje o primeiro lugar no ranking nacional. Em soja e milho, é o segundo colocado no país, o segundo em leite e mandioca e lidera as cadeias de proteína animal. 

O instituto, que nesta quarta-feira (29), completa 50 anos, foi um dos responsáveis por essa grande evolução tecnológica no campo, desde 1972. A FOLHA tem orgulho de ter participado da criação do Iapar, certamente uma das grandes pautas que o jornal encampou em seus 73 anos de vida. 

O Alerta Geada que ajuda os produtores rurais paranaenses a protegerem pastos e lavouras dos prejuízos causados pelo frio intenso, a instalação da agroindústria para processamento de suco de laranja nas regiões Norte e Noroeste do Estado e o registro da raça purunã, bovino genuinamente paranaense, são apenas alguns dos feitos contabilizados pelo Iapar.

E mesmo hoje fazendo parte do Instituto de Desenvolvimento Rural, o IDR, criado no governo Ratinho Junior e que encampa o Iapar e a Emater, para nós, londrinenses, o Iapar será sempre um patrimônio do estado e orgulho da nossa cidade. Tanto que pesquisadores ativos e aposentados da instituição elaboraram uma carta aberta endereçada aos candidatos ao governo estadual e pedem que o fortalecimento do Iapar e da pesquisa agropecuária  seja debatida durante a campanha eleitoral.

Na carta aberta, os pesquisadores enumeram vários avanços que o Iapar representou para a agricultura paranaense e lembram que o instituto teve muito destaque na consolidação da agricultura familiar, que congrega 85% dos estabelecimentos rurais, nos quais a inclusão produtiva e a inovação tiveram um significativo impacto social. 

É papel de todos os empresários do agronegócio e lideranças municipais do Norte do Paraná, que tanto foram beneficiados pela pesquisa inovadora do Iapar, zelar pelo reconhecimento da sua importância e pela valorização da sua equipe de pesquisadores - muitos deles dedicaram o trabalho de uma vida pelo desenvolvimento da agricultura do Estado. 

Obrigado por ler a FOLHA!

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1