O brasileiro tem uma relação cultural bastante peculiar com o próprio carro. Há uma questão de paixão pelo automóvel e a máquina acaba se tornando uma expressão de valores e anseios. Consequentemente, de Norte a Sul do país, quase todo mundo que tem carteira de habilitação se considera especialista em trânsito.

Chegou a hora de mostrar essa expertise e levar direcionar opiniões e reivindicações para a audiência pública na CML (Câmara Municipal de Londrina) que vai discutir o PL (Projeto de Lei) nº 63/2023, do Executivo, que trata do Sistema Viário de Londrina.

A reunião acontecerá no dia no dia 26 de fevereiro (segunda-feira), a partir das 19h, no auditório do campus Piza da Universidade Anhanguera/Unopar, na avenida Paris, 675.

O evento será transmitido pelo Youtube e Facebook da Câmara e os interessados poderão participar tanto de forma presencial quanto remota. O cadastro, no entanto, não garante reserva de lugar, visto que a ocupação do auditório, com cerca de 200 cadeiras, ocorrerá por ordem de chegada.

O projeto trata do Sistema Viário Básico do Município de Londrina e atualiza as regras da Lei Municipal nº 12.237/2015 (atual Lei do Sistema Viário), complementar à Lei Geral do Plano Diretor.

Ele delimita a estruturação das vias no município. Uma das propostas do PL, por exemplo, retira a previsão de duplicação da avenida Duque de Caxias, no trecho entre a avenida Juscelino Kubitschek e a BR-369.

O vereador Eduardo Tominaga (PSD), líder do prefeito na Câmara, explica que o "projeto é muito importante porque trata de vários assuntos relacionados, por exemplo, à largura das avenidas e das ruas, e aos novos loteamentos, quando eles forem feitos, de que forma sua infraestrutura tem que estar distribuída".

Entre as novas diretrizes previstas no projeto da lei do Sistema Viário, Tominaga cita a inclusão do traçado do Contorno Leste de Londrina, que pretende ligar a PR-445, na zona sul, à BR-369, para retirar o trânsito rodoviário da avenida Dez de Dezembro. Lideranças políticas e empresariais reivindicam a inclusão da obra na licitação do pedágio das rodovias do Norte do Paraná, conduzida pelo governo federal.

No dia da audiência, a CML publicará um link, junto com o vídeo de transmissão nas mídias sociais, para aqueles que desejarem fazer uso da palavra por vídeo, pelo aplicativo Zoom. A participação também poderá ocorrer por meio do envio de mensagem em texto ou áudio, pelo WhatsApp.

Há muitas maneiras de participar dessa discussão, extremamente importante para o futuro de Londrina, pois o transporte é um instrumento que atua diretamente no desenvolvimento urbano, na qualidade de vida e segurança do cidadão.

O Sistema Viário em discussão vai trazer o planejamento da mobilidade urbana e deverá trazer as propostas de integração, sustentabilidade, espaço para os diferentes grupos que usam as ruas, qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!