Um dos maiores desafios da pandemia no Brasil é equilibrar a manutenção de empregos com o isolamento social. O fechamento das atividades produtivas, defendido pelo professor Marcio André Ribeiro em artigo publicado ontem (27) na Folha de Londrina, tem, como consequência imediata, a falência de empresas e o aumento do desemprego.

O lockdown é uma proposta inviável. Não temos reservas para sustentar uma cidade de 600 mil habitantes dentro de casa. O setor produtivo entraria em colapso e o desabastecimento seria apenas uma das consequências. Os dois fechamentos pelos quais Londrina passou recentemente resultaram em dívida e desemprego. E foram pouco eficazes até mesmo no combate à Covid-19.

Ciente dessas dificuldades, a prefeitura, acatando as recomendações do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coesp), mantém as atividades produtivas em funcionamento para que a cidade não sofra uma quebradeira generalizada. Não existe outra alternativa: se comércio, indústria, construção civil e serviços fecharem, toda a estrutura de Londrina desaba, afetando inclusive os hospitais. O lockdown é incompatível com a geração de empregos.

Presidente da APP Londrina e representante do Coletivo de Sindicatos de Londrina, o professor também cobra apoio às micro e pequenas empresas. Na ACIL, oferecemos linhas da Fomento Paraná e da Sociedade Garantidora de Crédito, a Garantinorte. Em parceria com a prefeitura, Sebrae e Câmara de Vereadores, conseguimos abrir uma linha capaz de gerar até R$ 50 milhões para financiar justamente as micro, pequenas e médias empresas. Todos esses exemplos estão em pleno funcionamento com taxas abaixo do mercado.

Em relação à saúde, a ACIL ajudou a obter a estrutura da UPA do Sabará para fazer triagem de pacientes, trabalhou para conseguir materiais que permitiram o HU fazer testes para a Covid-19, doou EPIs e ajudou a elaborar os protocolos de segurança para as atividades produtivas, entre outras ações.

Importante ressaltar o compromisso das empresas - as micro e pequenas são maioria em Londrina - em seguir todas as recomendações para impedir o avanço da pandemia. Os empresários reconhecem a necessidade de proteger colaboradores e consumidores.

Tudo isso leva em conta, principalmente, a vida das pessoas. Inclusive daquelas que não têm condições de comprar mantimentos para cumprir um lockdown.

O desafio é grande. Manter empregos e combater o novo coronavírus exige compromisso e seriedade. Devemos evitar soluções mirabolantes e manter o equilíbrio para superarmos a pandemia.

Fernando Moraes, presidente da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina).