É lamentável
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 04 de outubro de 2019
Opinião do Leitor 
É lamentável
Como pode um dos cinco maiores países do mundo em extensão territorial, costa marítima, bacias hidrográficas, florestas, solo mais férteis do mundo, onde tudo que se planta produz, e subsolo com magnífica variedade de minerais que exportamos na sua maioria. Também maior produtor e exportador de grãos, carnes bovinas, suínas, aves e outros derivados. Não possui nenhum tipo de abalo sísmico causadores de desastre de grande proporção. Sendo o maior arrecadador de impostos. Bem como as mais elevadas taxas de juros, acima da estratosfera. Com tudo isto, é lamentável que nossa pátria amada esteja nesta situação é difícil de acreditar ainda com privilégios exacerbados nos três poderes em tempo de crise, como melhorar?
JOÃO DYNCZUKI (professor aposentado) - Londrina
Igreja Católica de Londrina
Quem está “partidarizando” a Igreja Católica de Londrina: o Arcebispo ou aquele(es) que colocam a Igreja no mesmo patamar de Marx, de foice-e-martelo, de Fundação Ford, de ecossocialismo, de PT? É uma benção para milhões de católicos que a sua Igreja (a partir de João XXIII?), tenha retornado à doutrina dos primeiros cristãos, separando-se dos poderes político e econômico, para dedicar-se exclusivamente à fé e à caridade. Não, somente, à caridade de dar pão ao pobre, mas de promover a justiça a todos os homens, à natureza – aqui na Terra –, pois, lá no céu, Deus fará sua justiça sozinho. Obrigada, D. Geremias!
LUIZA LEONOR C. E SILVA (professora) - Londrina
Em resposta
Ao Daniel Marques, anteriormente morador de Londrina, agora morador de Virginópolis ( MG). A sua mensagem "Entre direita e esquerda" (Opinião do Leitor 2/10) não é a primeira que você encaminha à Folha. Mas, tanto nesta como na anterior, de 06/03/19, você insiste em imputar àqueles que se situam à direita os comportamentos constantemente usados por quem se situa à esquerda. Em psicologia - minha área - este comportamento é conhecido como "espelhamento" ou "projeção": eu vejo no outro aquilo que eu sou, mas não tenho coragem de assumir. Se forem duas pessoas com o mesmo nome, a réplica também vale, porque a forma de escrever é exatamente igual.
NINA CARDOSO (psicóloga) - Londrina


