Dia da Escola: memórias e todo um futuro pela frente
Em um mundo em constante mudanças, a escola prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho e da vida em sociedade
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 14 de março de 2024
Em um mundo em constante mudanças, a escola prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho e da vida em sociedade
Natália Pimentel Pinheiro Hack
A escola, como a conhecemos hoje, é resultado de uma longa e fascinante jornada através do tempo. Desde suas origens, nas antigas civilizações até a era digital, a instituição escolar passou por diversas transformações, adaptando-se às necessidades e aos desafios de cada época. Trago a reflexão, pois em breve, será o Dia da Escola, que é celebrado em 15 de março no Brasil. A primeira escola que tivemos no Brasil foi fundada na cidade de Salvador (BA), no ano de 1549. Os jesuítas eram os grandes responsáveis pela educação nessa época, em que o país ainda estava em seus primeiros anos pós-descobrimento.
A escola faz parte do desenvolvimento integral, pois através das atividades extracurriculares, projetos sociais e interações com a comunidade os jovens são estimulados a aprimorar as suas habilidades sociais, criativas e até mesmo emocionais. Em um mundo em constante mudanças, a escola prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho e da vida em sociedade. O Dia da Escola nos convida a refletir sobre a importância de fortalecer o sistema da educação, garantir o acesso de qualidade para todos e não podemos esquecer de valorizar os profissionais da educação que se dedicam na formação de novas gerações.
O Censo Escolar 2023, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), fornece um retrato detalhado da educação básica no Brasil. As escolas brasileiras iniciaram o ano letivo de 2023 com um cenário preocupante: ao menos 1 milhão de crianças e adolescentes ficaram fora da educação básica no Brasil. Essa ausência ocorreu devido as questões socioeconômicas, trabalho infantil, gravidez na adolescência e transições socioemocionais. A realização de pesquisas de qualidade, com observação de aulas, entrevistas com professores e gestores, é fundamental para compreender as nuances e desafios específicos de cada contexto escolar.
O preconceito e a discriminação também representam um grande desafio para o sistema educacional do país. Embora existam avanços, ainda há muito a ser feito. As desigualdades sociais e regionais persistem, impactando o acesso à educação de qualidade. É necessário investir em infraestrutura, material de qualidade, formação de professores e políticas públicas que promovam a equidade e a inclusão. É crucial ir além dos números agregados da educação brasileira e mergulhar na realidade individual de cada escola.
Na escola, aprendemos, crescemos, nos transformamos. A cada dia, uma nova descoberta, um novo passo em direção aos nossos sonhos. Por isso, celebramos a alegria de aprender, a sensação de desvendar um mistério matemático, a emoção de declamar um poema. Celebramos o poder transformador da educação, que nos abre portas e nos permite alcançar nossos sonhos. Celebramos o legado de professores, faróis que iluminam nossa jornada e guiam nossos passos com paixão e dedicação.
Um mosaico de cores, sons e aromas invade nossos sentidos ao recordarmos a escola. O frio na barriga, ao cruzar seus portões pela primeira vez, se mistura ao aroma de giz de cera e livros novos. Risadas ecoando entre bambolês coloridos e pular corda no recreio. Lembra-se daquela sensação de conquista ao dominar uma nova matéria? Ou da emoção de apresentar um trabalho em equipe? A escola é mais do que um lugar. É um lar de saberes, um porto seguro, um palco de sonhos e uma sólida construção do futuro.
Natália Pimentel Pinheiro Hack é pedagoga com MBA em Gestão de Pessoas e Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação na Área de Educação do Centro Universitário Internacional – UNINTER.