Deu no jornal: ‘‘Governo deve limitar subsídio da Embraer. Incentivos à empresa não devem passar os R$ 600 milhões de 2000’’. Antes da condenação da OMC, quem comprasse avião da Embraer não pagaria juros superiores aos dos papéis norte-americanos mais 0,2 ponto percentual – o restante era pago pelo Tesouro. Na OMC, a taxa do Proex foi considerada um subsídio exagerado. E o Brasil teve que diminuir o subsídio. A canadense Bombardier venceu uma concorrência de US$ 3 bilhões à custa de subsídios incomparavelmente maiores do que estes. E o Eximbank oferece financiamentos subsidiados aos estrangeiros que se dispuseram a importar mercadorias americanas. Temos, pois, que o Brasil privatizou a sempre lucrativa Embraer e só depois disso começou a subsidiá-la nas exportações, mas tão desastradamente o fez que terminou levando a mais pesada condenação da OMC. Uma trapalhada.
- ALCINDO NOLETO RODRIGUES, juiz aposentado, Brasília