Famílias do assentamento Carlos Lamarca, no município de Congonhinhas (55 km ao sul de Cornélio Procópio), denunciaram à polícia o desmatamento e o transporte de madeira em área de preservação ambiental. A área do assentamento é a antiga fazenda Marabá 2, onde moram 72 famílias.
De acordo com o advogado Josinaldo da Silva Veiga, da Rede Nacional Autônoma de Advogados Populares do Paraná (Renap), as famílias do assentamento tiveram medo de que fossem acusadas de crime ambiental e ‘‘apreenderam’’ oito tratores, nove motosserras, uma caminhonete e um caminhão com duas carretas carregadas de madeira. As pessoas que faziam o transporte da madeira fugiram, segundo o advogado.
Veiga teme que ainda haja algum conflito na região, já que, segundo ele, as pessoas que fugiram ‘‘ainda estão nas redondezas do assentamento para tentar recuperar a madeira’’. ‘‘Está um clima tenso’’, disse. O advogado contatou a Polícia Federal e o Ibama, que devem ir hoje até o local onde se encontra a madeira ‘‘apreendida’’.

mockup