Desastres naturais
A ocorrência de desastres naturais cresceu 40% na década passada em comparação ao período anterior, segundo o Atlas Brasileiro dos Desastres Naturais. Entre 1991 e 2012, mais da metade dos brasileiros foram afetados por eventos climáticos e, estão incluídas tragédias como os deslizamentos de morros em Santa Catarina, na serra fluminense e no litoral paranaense. Secas, enchentes e deslizamentos de terra atingiram 127 milhões de pessoas.
Nesta semana, as chuvas, os vendavais e um tornado deixaram uma pessoa morta e 71 feridas no Paraná e outros dois mortos e oito feridos em Santa Catarina. No Paraná, cerca de 31 mil pessoas foram afetadas; as chuvas ainda deixaram cerca de 60 mil animais mortos, já que se tratava de região com grande concentração de aviários. A ocorrência de um inverno mais chuvoso, segundo alerta do Simepar, foi favorecido pelo fenômeno "El Niño", provocado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico.
Além do aquecimento global, a ocupação desordenada de áreas de riscos e os sérios problemas estruturais do País contribuem para a ocorrência de grandes tragédias. Não há como prever a ocorrência desses desastres com muita antecedência e, tampouco é possível impedir. No entanto, as cidades podem estar melhor preparadas para responder mais rapidamente a essas tragédias.
Levantamento recente da reportagem da FOLHA aponta que cerca de um terço dos municípios paranaenses já elaboraram o plano de contingência a desastres naturais. Este projeto é importante porque nele ficam estabelecidos procedimentos a serem adotados por órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres de eventos naturais, ficam demarcadas áreas críticas e é feito o cadastramento de equipes disponíveis para acionamento em caso de emergência.
É importante que a sociedade pressione as autoridades para sejam desenvolvidos projetos assertivos e eficientes. O problema requer soluções urgentes e passa também pelas campanhas de conscientização e educação junto a população. Áreas de risco não podem continuar ocupadas.





