Delegados de Campinas são afastados do caso Toninho do PT
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 30 de janeiro de 2002
Agência Estado 
São Paulo O delegado geral da Polícia Civil do Estado, Marco Antônio Desgualdo, decidiu ontem afastar os delegados seccional Osmar Porcelli e de homicídios José Roberto Micherino de Andrade, ambos de Campinas, do comando das investigações sobre o assassinato do prefeito Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, ocorrida no dia 10 de setembro do ano passado. Desde ontem, as investigações estão sob o comando do delegado Armando de Oliveira Costa Filho, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública, a medida foi tomada para concentrar as investigações na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, que também investiga a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT).
A transferência de comando do inquérito da morte do prefeito de Campinas havia sido solicitada a Desgualdo em uma reunião, na semana passada, pelo deputado estadual Renato Simões (PT) e pelo advogado criminalista Ralph Tórtima Stettinger, que representa a família de Toninho. O criminalista havia apontado falhas na investigação.
Não foi a primeira vez que petistas e parentes de Toninho solicitaram o afastamento de Porcelli do caso. Mas a Secretaria sempre afirmou que condução estava sendo feita adequadamente e que não havia necessidade da intervenção de policiais de São Paulo. Mesmo assim, encaminhou uma equipe do DHPP a Campinas, que refez todo os passos do inquérito, inclusive perícias.


