A FOLHA reserva locais no impresso e na plataforma digital onde o próprio jornal, seus leitores e colunistas publicam opiniões. Exemplos são a página 2 do Primeiro Caderno, com o Editorial, as seções Espaço Aberto e Opinião do Leitor, e as colunas.

Os espaços opinativos, enquanto abrigam a pluralidade de pensamentos e o debate de ideias, contribuem para fortalecer a democracia. Nesse sentido, o jornal prioriza dar voz ao maior número possível de leitores, que serão bem-vindos a se manifestarem sobre diversos temas enviando seu artigo ou carta para o e-mail [email protected].

Mas alguns critérios devem ser observados:

– As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.

– Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. A assinatura do autor virá acompanhada da profissão (ou cargo que ocupa em órgãos públicos, empresas, associações), além da cidade onde mora.

– O editor poderá cortar ou resumir os artigos e cartas para adequá-los ao espaço padrão, mantendo a opinião do leitor em sua essência, sem ultrapassar o tamanho padrão. Mas o autor será informado previamente sobre a alteração.

– Os artigos e cartas publicados não refletem, necessariamente, a opinião do jornal.

– A FOLHA incentiva a polêmica em suas páginas como forma de debate positivo. Mas cartas e artigos remetendo a textos de leitores/colunistas que foram publicados passarão por análise criteriosa.

– Pessoas e instituições citadas terão direito de resposta. Réplicas e tréplicas não serão publicadas, exceto se trouxerem uma nova informação ou nova visão sobre o tema, ficando a critério do editor.

– Textos com conteúdo ofensivo a pessoas ou instituições serão recusados. Textos que se referem a pessoas e instituições com ironias e duplo sentido também serão recusados. Ficando a critério do Editor da página/seção ou do Chefe de Redação a sua publicação.

– Não serão aceitos textos que promovam ódio racial, homofobia e preconceito.

– A publicação de cartas e artigos assinados por políticos serão analisados pela Redação com base no tema e no cargo ocupado pelo autor. Por exemplo: presidente de determinada comissão no parlamento abordando um assunto relacionado ao trabalho dessa comissão.

– Em ano eleitoral, não serão publicadas cartas e artigos com elogios ou críticas negativas a pré-candidatos ou candidatos aos cargos públicos. Textos assinados por candidatos serão recusados.

– A FOLHA poderá incluir na seção de

Opinião do Leitor

cartas e comentários publicados no portal

folhadelondrina.com.br

e nas redes sociais do jornal.