O combate à pedofilia deve ser prioridade a todos os brasileiros. Também deve fazer fazer parte de todos os programas de segurança pública dos governos. Todo cidadão deve considerar inaceitável que crimes como esse continuem a ocorrer no País. Ainda que o acesso à informação contra a prática tenha aumentado significativamente nos últimos anos é importante que todos fiquem atentos.
A sociedade, ainda chocada com a revelação dos vários crimes praticados pelo advogado londrinense Marcos Colli, acompanhou recentemente a divulgação de novos casos – dessa vez, praticados no ambiente escolar. Em um período de 30 dias, dois professores de informática da rede municipal de ensino de Londrina foram presos acusados de pedofilia contra alunas. Os dois estão presos. Após as denúncias, o Ministério Público agiu rapidamente, mas entre os registros apura-se abusos cometidos anos atrás. A punição, sem dúvida alguma, é importantíssima, mas o ideal seria atuar preventivamente. E, nesse quesito, a falha é de todos.
Os pais, em muitos casos, não conversam com seus filhos sobre educação sexual, sobre intimidade, além de não orientar que as crianças não deixem que estranhos toquem seus órgãos genitais. Além disso, muitos responsáveis são alheios às vivências e à rotina da criança e, simplesmente, não percebem quando há sinais de alerta. Os adultos não podem descuidar dos pequenos e devem estar preparados para perceber mudanças de comportamento.
O outro pilar deve estar baseado na escola. A comunidade escolar também deve estar pronta para identificar potenciais pedófilos e também mudanças no comportamento de seus alunos. Será que as crianças não apresentaram comportamento diferente com os professores acusados? Isso é fator a se investigar. Ainda que seja desenvolvido um trabalho de orientação e prevenção, todos devem ficar atentos.
Além disso, o Estado deve fazer sua parte e atuar no combate à pedofilia e no desenvolvimento de campanhas de conscientização. Embora tenha aumentado o número de denúncias, é possível supor que muitos casos não chegam ao conhecimento das autoridades. Esse cenário precisa mudar. A sociedade não pode mais aceitar que crimes como esse fiquem sem punição.

mockup