Combate a incêndios exige preparo, não improviso
É muito positiva a intensificação de treinamentos para o uso controlado do fogo, realizado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 03 de setembro de 2025
É muito positiva a intensificação de treinamentos para o uso controlado do fogo, realizado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná
Folha de Londrina 
Em se tratando de incêndios florestais, nada mais prejudicial ao meio ambiente e à vida de pessoas e animais do que o despreparo e o improviso no combate ao fogo. É muito importante que o governo federal, Estados e municípios preparem constantemente o pessoal envolvido nesse trabalho para estarem prontos tanto para o enfretamento quanto para fiscalização e prevenção.
Nesse sentido, é muito positiva a intensificação de treinamentos e capacitação para o uso controlado do fogo que o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná está realizando. Trata-se da técnica chamada Manejo Integrado do Fogo, ou MIF, que envolve a queima controlada de material combustível nas matas, que visa reduzir a carga de combustível nas áreas de risco, prevenindo incêndios de grandes proporções e promovendo a recuperação de ecossistemas degradados.
Além de garantir a segurança ambiental, os treinamentos promovidos pelo Corpo de Bombeiros também desempenham um papel fundamental na formação de brigadistas florestais. Em 2024, mais de 100 brigadas municipais de combate a incêndios florestais foram capacitadas em parceria com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
"Com brigadistas preparados e com equipamentos adequados, conseguimos agir mais rapidamente e de maneira mais eficaz em caso de incêndios", explicou o tenente-coronel Rafael Lorenzetto, comandante do 5º Comando Regional de Bombeiro Militar, localizado em Ponta Grossa.
Ele afirmou que as queimadas controladas diminuem o risco de incêndios devastadores porque reduzem o material combustível acumulado na vegetação. O Manejo Integrado do Fogo é regulamentado no Brasil, sendo autorizado sob rigorosos protocolos de segurança. A técnica, quando bem executada, favorece não apenas a prevenção de incêndios, mas também a regeneração de áreas desmatadas e a manutenção do equilíbrio ecológico.
É importante lembrar que as queimadas controladas são realizadas apenas após a devida autorização dos órgãos ambientais, como o Instituto Água e Terra, garantindo que as operações sigam as diretrizes de segurança.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o trabalho de treinamento envolve, inclusive, reuniões mensais para atualização dos protocolos de segurança e aprimoramento das estratégias de ação.
Iniciativas como a do Corpo de Bombeiros do Paraná devem servir de exemplo para outros Estados. O investimento em prevenção, capacitação técnica e uso responsável do fogo é fundamental para proteger nossas florestas, a biodiversidade e as cidades. É preciso que governos, sociedade civil e instituições ambientais unam esforços para que o combate aos incêndios deixe de ser somente emergencial, tornando-se uma prática planejada, técnica e constante.
Obrigado por ler a FOLHA!


