Washington - O diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), George Tenet, advertiu ontem o Comitê de Inteligência do Senado americano que a Al Qaeda de Osama bin Laden continua planejando atentados nos Estados Unidos e contra interesses americanos em todo o mundo. ‘‘Grupos terroristas no mundo inteiro têm acessos a informações sobre armas químicas, biológicas e até nucleares’’, disse Tenet.
‘‘Devo repetir que a Al Qaeda ainda não foi destruída. Eles e grupos semelhantes permanecem com a vontade e a habilidade de nos atacar’’, destacou Tenet. ‘‘Apesar das batalhas que vencemos no Afeganistão, continuamos uma nação em guerra’’, acrescentou. Também advertiu que a proliferação mundial de armas de destruição maciça chegou a um ‘‘limite crítico’’ e que, em 2015, os Estados Unidos seguramente enfrentarão ameaças com mísseis da Coréia do Norte, Irã e possivelmente o Iraque.
A maior preocupação a curto prazo é a possibilidade de que o líder iraquiano, Saddam Hussein, ‘‘possa ter acesso a matérial físsil’’, disse Tenet. Para o diretor, a situação no Oriente Médio ‘‘continua gerando terrorismo e sentimento antiamericano em todo o mundo’’.

mockup