Memória de 10 de fevereiro de 1999

Oito cavalos da raça Puro Sangue Inglês agonizam no Jockey Club Pontagrosense, em Ponta Grossa. Eles foram abandonados há um ano e meio pelo dono, que mora no interior paulista. A direção do Jockey nunca mais teve notícias de R. Os cavalos deixaram de ser alimentados pelo tratador Djair Silva, que não recebe o salário do proprietário há sete meses. Outros dois cavalos já morreram.

O presidente do Jockey Club, Fernando Hildemberg, ingressou com ação cautelar na Justiça para entregar os cavalos à Sociedade Protetora dos Animais São Francisco de Assis. Hildemberg diz que o poder judiciário deve se manifestar em até três dias sobre a ação. Ele alegou que não poderia retirar os animais, já que as baias, onde os cavalos ficam abrigados, são espaços particulares do Jockey e mantidos pelos proprietários em regime de comodato.

‘‘Não poderia entrar em área particular e o Jockey tem que agir pelos meios legais’’, explicou Hildemberg. O presidente do Jockey Club disse que R. já ganhou indenização em Sorocaba (SP) num caso parecido. ‘‘Ele é oportunista e estamos tomando todo o cuidado’’, disse. Os cavalos, que deveriam ser alimentados com alfafa, ração, milho e aveia, estariam comendo apenas o próprio capim das baias.

Relembre.