Concordo plenamente com a opinião de Adoniro Prieto Mathias, relatada no artigo “Atestado de Óbito – Covid-19” de 16/Julho/2020. Mas a minha concordância não é gratuita ou simplesmente por concordar com a opinião dele. Aqui na cidade em que eu moro (Santo Antonio da Platina), há uma senhora que tinha problemas cardíacos e, indo a Maringa para se tratar, veio a falecer. Quando foram fazer o atestado de óbito, (dizem) queriam colocar como “causa mortis” COVID-19, na qual sua família não concordou pois não era essa a causa do óbito. Casos iguais a esse deve existir milhares pelo Brasil afora. Atitudes iguais a essas são lastimáveis, pois falseiam as estatísticas.

Swami Veronesi (músico) Santo Antônio da Platina

Rachadinha

Consiste no repasse por parte de um servidor público, ou prestador de serviços da administração pública de parte da sua remuneração aos políticos que viabilizaram as suas contratações. A "rachadinha" existe há muito tempo e é desfrutada por inúmeros políticos em todo o território brasileiro. A "rachadinha" é mais uma forma que os políticos brasileiros encontraram para demonstrar o seu viés de corruptos e sanguessugas do povo brasileiro. A grande maioria dos casos de "rachadinha" foram abafados, o que não aconteceu com o senador Flávio Bolsonaro que muito provavelmente ao longo dos seus mandatos se utilizou de “rachadas, rachadinhas e rachadonas” com o seu comparsa Fabrício Queiroz. Esperamos que a repercussão ocorrida com a "rachadinha" de responsabilidade do filho do presidente diminua sensivelmente essa prática nefasta dos políticos brasileiros.Adoniro Prieto Mathias (contabilista) Londrina

Que tal?

Um projeto de lei que autorizasse os governos municipal, estadual e federal, no sentido de descontar até 50% dos salários dos funcionários que ganham acima de vinte mil reais por mês até três meses depois que a pandemia passar. Quanto aos penduricalhos (uma vergonha nacional e internacional), devem ser extintos “ad eternum”. Penduricalhos esses que só existem no Brasil (país de todas as raças, todas a cores e de todo tipo de político). Consideram essa “aberração” como direito adquirido! É mole? Nosso país não é uma empresa de Sociedade Anônima, onde se distribui lucro! Estamos falando de verbas vindas do bolso do trabalhador, através de impostos e taxas. Ou seja, estão se locupletando do esforço alheio.

Esses senhores que recebem os melhores salários do país, simplesmente não aceitaram diminuir um centavo sequer de seus polpudos salários para contribuir no combate à pandemia. Ou seja, venha a nós, e ao vosso reino: nada!

Wilson Oliveira Trindade (bacharel em direito) Londrina

MEMÓRIA

23 de julho de 2010

Ibama autoriza abate de pombas em Londrina

A superpopulação de pombas na região Central de Londrina pode estar com os dias contados. A Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) recebeu ontem aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para captura e abate de parte da população da ave, estimada em aproximadamente 300 mil. O ofício ressalta, porém, que a autorização só será emitida mediante apresentação de alguns documentos, entre eles o cronograma de ações a serem implantadas, especificando, por exemplo, a data de início do abate.