Lu­la


Lula obtém aproximadamente 80% de popularidade embora não seja candidato nas próximas eleições. Enquanto isso é exibido nas telas de cinemas de todo Brasil um filme sobre sua trajetória política. Realmente a vida de nosso presidente foi marcada por muitas lutas e conquistas. Ele foi um homem que se filiou ao Partido dos Trabalhadores à quase três décadas, teve tempo suficiente para terminar seus estudos e cursar pelo menos uma faculdade, mas por comodismo não possui o primeiro grau completo e se orgulha disso. Pode este ser um exemplo de vida e determinação? Nos dias de hoje sem conhecimento nunca chegaremos à lugar algum, temos que ser amplos e não apenas contar com a sorte e com vontade para alcançarmos o topo.

JULIANO A. BOLOGNESI (comerciante) - Londrina

O filme



Como era grande a expectativa em torno do filme Lula, o filho do Brasil, e como não se confirmou o sucesso pretendido é comum encontrarmos nos jornais pequenas notas sobre o fato. Gostaria de relembrar que é muito cedo para tanto pessimismo, uma vez que o Ministério da Cultura criou o Vale Cultura, e tem uma dotação orçamentária superior aos R$ 6 bilhões: pode transformar sapo em príncipe. Para tanto, edita-se um decreto o PNDH que implanta a censura na imprensa, diz que ''consultou a sociedade civil'', ou em caso de algum prejuízo eleitoreiro, convoca Sarney, Renan Calheiro e Fernando Collor para comandarem a aprovação no Senado. A que ponto chegamos.

JOSÉ FERREIRA GUIMARÃES (professor) - Loanda

PNDH



Sobre a reportagem ''Entidades apoiam plano e cobram saída de Jobim e Stephanes'' (Política, pág.5, 15/01), esse PNDH foi amplamente discutido onde? Só fiquei sabendo dele agora que foi divulgado e pela polêmica com que se apresenta. Gostaria de saber se algum dos demais leitores da Folha tiveram conhecimento ou participaram desses ''debates'' sobre o PNDH aqui em Londrina. Alguém aí viu alguma notinha que seja, convocando a comunidade Londrinense para participar desses debates? Quem participou ''levante o dedo'' e diga onde e quando foi!

LAÉRCIO LIMA PRADAL (funcionário público) - Londrina

Alerta



De forma clara, didática e profissional, ficou o alerta para exames cardiológicos permanentes, recomendado pelo professor e cardiologista Ricardo José Rodrigues, no artigo ''Os limites da cardiologia preventiva'' (Opinião, pág.2, 17/01).

GERSONLY RODRIGUES DE OLIVEIRA (funcionário público) -Londrina

Boa ideia



Bom o projeto de lei do senador Antonio Carlos Valadares que obriga os bancos a receberem títulos após o vencimento, mesmo de outros emissores. Muitas vezes você se esquece de pagar ou recebe um título já vencido e para regularizar é o maior sufoco, pois apenas o banco cedente e algumas casas lotéricas podem receber, o que te obriga a percorrer longas distâncias e enfrentar filas. Isso já era para estar em vigor há muito tempo. É só calcular a mora e receber, desde que não tenha decorrido cinco ou mais dias de vencido; nada mais simples.

HABIB SAGUIAH NETO (aposentado) - Marataízes

mockup