Va­mos ­agir
  ­Quem não se lem­bra dos tem­pos em que os es­tu­dan­tes ­saiam às ­ruas pro­tes­tan­do con­tra os po­lí­ti­cos cor­rup­tos e a mal­ver­sa­ção do di­nhei­ro pú­bli­co? Ho­je não os ve­mos rei­vin­di­car na­da. É ho­ra dos ci­da­dãos co­muns ar­re­ga­ça­rem as man­gas e gri­ta­rem bem al­to em fa­vor da ho­nes­ti­da­de e con­tra a cor­rup­ção e ten­tar ba­nir da vi­da pú­bli­ca os ­maus po­lí­ti­cos. Se to­dos fi­ca­rem ca­la­dos os fi­chas su­jas vol­tam e se ele­gem.
OS­VAL­DO CAR­DO­SO RI­BEI­RO
(jor­na­lis­ta) - Lon­dri­na

Per­gun­tar não ofen­de
  O Cal­ça­dão al­gum dia se­rá de­fi­ni­ti­va­men­te ter­mi­na­do? É ne­ces­sá­rio fa­zer re­for­ma ago­ra? Hou­ve uma con­sul­ta, atra­vés da ­Acil, pa­ra sa­ber a pre­fe­rên­cia dos co­mer­cian­tes? Ou­vi­ram ou­tros seg­men­tos da so­cie­da­de pa­ra sa­ber que ti­po de re­for­ma se­ria me­lhor? As ave­ni­das sem­pre pre­ci­sam ter um tre­cho ina­ca­ba­do ou pas­sar pa­ra uma pis­ta sim­ples no ­meio e re­tor­nar a du­pla? A PR-445 re­ce­beu as mar­gi­nais pa­ra de­sa­fo­gar o mo­vi­men­to, re­sol­veu? Vai fi­car co­mo es­tá? Em Lon­dri­na é proi­bi­do fa­zer via­du­tos? On­de es­tá a ver­ba que ­veio pa­ra os via­du­tos que cru­zam a li­nha fér­rea e a BR-369?
AU­REO GAR­CIA LEL­LIS
(em­pre­sá­rio) - Lon­dri­na

Não a Chá­vez
  Hu­go Chá­vez vol­ta a co­gi­tar com ­seus rom­pan­tes exó­ti­cos es­ta­do de guer­ra con­tra a Co­lôm­bia. Es­se des­tem­pe­ra­do go­ver­nan­te po­de nos atin­gir na me­di­da em que a eco­no­mia de seu ­país se es­fa­ce­le de vez. O ­mais preo­cu­pan­te é sa­ber que es­tá sen­ta­do em ci­ma de uma das maio­res ja­zi­das de pe­tró­leo do mun­do, e que os re­cur­sos ori­gi­na­dos são in­ves­ti­dos em ar­ma­men­tos. Ain­da res­ta uma es­pe­ran­ça no ple­ná­rio do Se­na­do em di­zer ‘‘­não’’ à en­tra­da de Chá­vez no Mer­co­sul.
WAL­TER COS­TA BAR­RO­SO
(ci­rur­gião den­tis­ta) - Lon­dri­na

Po­lí­ti­cos de Lon­dri­na
  Pen­sei que nun­ca ­mais ­iria es­cre­ver so­bre os po­lí­ti­cos de nos­sa ci­da­de, de­pois de tan­tas sa­fa­de­zas e cor­rup­ção na ges­tão pas­sa­da da Câ­ma­ra. Quan­do acha­va que com a re­no­va­cão qua­se to­tal de nos­sos re­pre­sen­tan­tes a coi­sa ­iria me­lho­rar, foi ­mais uma de­cep­cão. Não con­si­go en­ten­der co­mo es­ses tram­bi­quei­ros con­se­guem bo­tar a ca­be­ça no tra­ves­sei­ro sem re­mor­so al­gum, mas um dia ­eles vão ter que ex­pli­car is­so a ­seus fi­lhos. Tal­vez, aí ­eles vão ­criar ver­go­nha. Al­guns não têm res­pei­to ne­nhum pe­los elei­to­res e que­rem trans­fe­rir as ses­sões pa­ra o ho­rá­rio no­tur­no, evi­tan­do as­sim a pre­sen­ça da im­pren­sa, de su­ma im­por­tan­tân­cia nu­ma de­mo­cra­cia.
OLI­VAL DE OLI­VEI­RA LI­MA
(con­ta­dor) - Lon­dri­na

Ter­cei­ra ida­de
  Re­si­do em Lon­dri­na há 50 ­anos, ado­ro es­ta ci­da­de. Es­te ano mo­rei dez me­ses em Ma­rin­gá e vi mui­tas di­fe­ren­ças, ­boas e ­ruins. O ver­de é lin­do, a lim­pe­za, as pes­soas, o con­ví­vio, mas o trân­si­to é ter­rí­vel. Só que Ma­rin­gá tem al­go que me dei­xou en­can­ta­da: as aca­de­mias da ter­cei­ra ida­de (­ATIs). São 30 uni­da­des por to­dos os lu­ga­res. Nes­sas aca­de­mias ao ar li­vre jo­vens e ido­sos con­vi­vem bem e se exer­ci­tam. É ma­ra­vi­lho­so. Fi­co tris­te de ver que Lon­dri­na tem mui­tas pra­ças aban­do­na­das. Por que ain­da não te­mos ­ATIs ­aqui?
MA­RIA CLEU­NI­CE BUO­SI GON­GO­RA
(fo­tó­gra­fa) - Lon­dri­na

Se­gu­ran­ça fa­li­da
  Nos­so mo­de­lo de se­gu­ran­ca pú­bli­ca, cria­do ain­da na épo­ca do Bra­sil Im­pé­rio, se­pa­rou o po­li­cia­men­to pre­ven­ti­vo do in­ves­ti­ga­ti­vo crian­do es­tru­tu­ras in­de­pen­den­tes e ins­ti­tui­ções or­ga­ni­za­das com in­tui­to de com­ba­ter o cri­me. Em qua­se to­dos os paí­ses op­tou-se pe­la po­lí­cia uni­fi­ca­da sob um mes­mo en­fo­que. O que ve­mos ho­je é uma ver­da­dei­ra aber­ra­ção: nos­sas po­lí­cias não se co­mu­ni­cam e não tem di­re­cio­na­men­to pa­ra com­ba­ter o cri­me ca­da vez ­mais or­ga­ni­za­do. Já pas­sou da ho­ra de ter­mos uma po­lí­cia uni­fi­ca­da!
MAR­CO AN­TÔ­NIO MAR­TON
(so­ció­lo­go) - Po­re­ca­tu