CARTAS
Cala-te Boff
O frei Leonardo Boff deveria recolher-se ao silêncio. Ele tem causado tantos prejuízos à Igreja Católica e tantos males tem impingido ao Brasil por ter sido o principal mentor da ascensão do petismo e do lulismo ao poder. Embora evangélico, discordo de Boff e argumento a favor do Papa Bento XVI que, sendo religioso, trata das coisas do céu, enquanto ele, Boff, igualmente religioso, imiscui-se em assuntos seculares na busca de holofotes.
DEJONIR VIEIRA DA SILVA (professor) - Toledo
Consciência Negra
Concordo em parte com a opinião do leitor Alfredo Carvalho (Cartas, 19/11), e as outras etnias não merecem também seus dias de consciência? O prefeito de Londrina deve sim sancionar o projeto do ''Dia da Consciência Negra'', mas sem declarar esse dia um feriado, assim como é o dia do índio, do médico, do advogado e tantos outros dias que são comemorados sem serem feriados. Deveriam acabar com todos os feriados que não fossem comemorados no país inteiro para não atrapalhar a vida comercial das pessoas.
MOACIR AZALIM PEREIRA (administrador de empresas) - Londrina
Feriado e consciência
Sugiro ao leitor Alfredo Carvalho (Cartas, 20/11), que questionou a criação do Dia da Consciência Negra em Londrina, que se informe melhor sobre a história do nosso país e de Zumbi dos Palmares. Quanto aos reflexos na economia com a existência de mais um feriado, sugiro que leia a reportagem ''Dia da Consciência Negra será o terceiro feriado no mês'' (Opinião, pág. 3, 20/11) e verá que no Brasil não há tantos feriados assim.
CÉSAR JOSÉ HARTMANN (assessor legislativo) - Londrina
Médicos e a crise
Fiquei feliz ao ler o artigo ''Os médicos e a crise'' (Espaço Aberto, 18/11), do dr. Paulo André Chenso. Sou casado com uma médica e conheço a realidade e as dificuldades por que passa essa classe! Existem duas classes de médicos: os ''autônomos'' que por vezes têm bons rendimentos, mas investiram na profissão todas as suas energias físicas (infartos, depressão, esgotamento), financeiras (montagem de consultórios, equipamentos), familiares (distanciamento dos filhos) e até matrimoniais (divórcios); e os ''empregados'' que além do vínculo empregatício ou estatutário precisam se sujeitar aos plantões de 12-24 horas nos hospitais. As duas ''classes'' deveriam ser muito mais respeitadas e valorizadas pela sociedade e pelo Estado, ao invés de apenas cobrarem dos médicos que ''amem'' a profissão, exercendo-a em detrimento de si próprios.
RODRIGO ARANTES MANSANO (servidor público) - Londrina
Trabalhador rural?
Há anos venho alertando que o que o MST faz em propriedades invadidas pode ser tudo, menos coisa de trabalhador rural. Se a massa invasora tangida pelo MST fosse realmente produtora de alguma coisa, não conseguiria cometer os atos de selvageria e destruição que vimos, primeiro em laranjais paulistas e agora em fazendas paraenses, por uma simples questão de índole e instinto produtor. Eles se autodenominam os produtores do alimento que vai para a mesa dos brasileiros, pegando carona na agricultura familiar. Isso é uma grande ofensa para o pequeno produtor, que faz parte do agronegócio, trabalha de sol a sol, paga seus compromissos e não toma nem destrói o que é dos outros.
MARCOS PROCHET (produtor rural) - Londrina
Caso Battisti
No caso de Cesare Battisti, a Suprema Corte brasileira decidiu pela extradição. Caso o presidente Lula revogue tal ato, também pode fechar o Poder Judiciário. Aí, estaremos perdidos num país sem lei.
YOCHIHARU OUTUKI (engenheiro agrônomo) - Itambaracá





