CARTAS
A saúva e os saúvas
Nas décadas de 30 e 40 apareceu uma praga, a saúva, que estava acabando com a lavoura. O governo, preocupado, tomou diversas providências. Criaram até o slogan: ''Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil''. Hoje, passados 70 anos, aparece uma praga mais ousada e perigosa: os políticos. Esses saúvas constroem suas colônias e estas se encarregam de fazer as devidas destruições. Precisamos ficar atentos e destruí-las no nascedouro. Precisamos urgente de um novo slogan: ''Ou o Brasil acaba com os Sarneys ou os Sarneys acabam com o Brasil''. Convoquemos os caras pintadas e saiamos às ruas para pôr fim à orgia que essas pragas vêm proporcionando à Nação.
WELLINGTON AMARAL SAMPAIO (administrador) - Londrina
Basta aos coronéis
Gostaria de convocar o povo da região Sul a pensar seriamente nos acontecimentos vergonhosos que estão se sucedendo em Brasília e em especial no Congresso. Até quando iremos trabalhar e produzir riquezas para sustentar esses corruptos? Até quando seremos comandados por coronéis e cangaceiros de terceira categoria? Até quando iremos sustentar no poder coronéis nordestinos que comandam seus eleitores como se tangessem bois no pasto? Será que já não está na hora de usarmos nossas riquezas e recursos em prol do nosso povo e das nossas comunidades? Não está na hora de nos libertarmos dessa dependência injusta?
LUIZ SILVIO BAPTISTA (empresário) - Cornélio Procópio
Sinecura excludente
Enquanto milhares de pessoas se locupletam de maneira vergonhosa com salários espúrios, formados por incontáveis penduricalhos, 26 milhões de aposentados e pensionistas sucumbem, na maioria das vezes com seus cônjuges, à espera de uma nova realidade social. Clamam por um salário digno, que nada mais é que a contrapartida de suas lutas em tempos idos. Os senhores dos destinos, encastelados em Brasília, fazem ouvidos de mercador para as súplicas dessas pessoas calejadas. Na hora que esta turba acéfala perceber a força de seus quase 50 milhões de votos, com certeza promoverá a equidade social.
EDSON MEDARDO SCARCHETTI (estudante de Teologia) - Londrina
Mais que cheiro!
Depois de tudo o que vem acontecendo com os nossos políticos, na próxima eleição não poderemos nos esquecer da célebre citação do Eça de Queiroz: ''Os políticos e as fraldas devem ser trocadas frequentemente''.
ADONIRO PRIETO MATHIAS (contabilista) - Londrina
Força Tubarão!
Sobre a matéria ''Apoio da torcida impulsiona Tubarão'' (Folha Esporte, pág. 1, 14/08), acompanho de longe as campanhas do Tubarão e tenho ficado muito triste com o rendimento do time. O LEC já me deu muitas alegrias na década de 90, sendo campeão estadual em 92 e ficando vários anos na Série B e quase subindo para a Série A numa ocasião, jogos que acompanhei no Estádio do Café. Hoje o time agoniza na série D, mas espero em breve voltar a Londrina e ver o Tubarão no lugar ele merece: Série A do Brasileirão.
ROBERTO DOS ANJOS (agente de segurança) - Francisco Beltrão





