Caos na saúde

No dia 8/01 levei uma vizinha idosa ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Jacarezinho. Das 18h15 até as 22 horas não havia médico de plantão. Questionamos a que horas o médico chegaria e o funcionário não sabia responder. Neste interim havia paciente desmaiado em maca no corredor, crianças com febre chorando, mulher grávida com fome desde às 14h aguardando diagnóstico médico. Liguei para o 190 e imediatamente chegou uma viatura com três policiais militares que verificaram o caos ali instalado. Após chamar a Polícia, como por encanto, apareceu o médico ortopedista para assumir o plantão. Foi feito um boletim de ocorrência, porém, a delegada de plantão não se encontrava na delegacia para verificar o flagrante. Até quando o povo humilde e trabalhador de Jacarezinho vai ter que aguentar este descaso?

WILSON PAULO SCHMEISKE (aposentado) - Jacarezinho



Para que serve o Congresso?

Se desde o ano de 1991 até hoje os aposentados acima de um salário tiveram perda de 105% em seus vencimentos, é de se indagar: para que serve o Congresso Nacional? É muita hipocrisia de deputados e senadores legitimar tudo que emana do Poder Executivo, sem fazer valer sua força e impor uma correção desse absurdo. Traiçoeira e ironicamente, essa defasagem ganhou embalo no Governo Lula, de um partido que tem como bandeira a luta pelo direito dos trabalhadores. Se esses aposentados fossem a maioria da população, aí, com fins eleitoreiros, certamente teriam seus salários corrigidos. Todo ano a novela se repete com o mesmo final trágico.

HABIB SAGUIAH NETO (aposentado) - Marataízes (ES)


Políticos inescrupulosos

Se o eleitor brasileiro fosse politizado e soubesse votar não elegeria políticos inescrupulosos. Lamentavelmente, os políticos visam a eleição por dinheiro e/ou por interesses particulares. Políticos estadistas com interesse em resolver os problemas sociais praticamente inexistem. O nosso Brasil parece uma fazenda mal administrada: não temos estradas, escolas, hospitais, segurança, lazer, asfalto, calçadas, etc.

FRATERNO MARIA NUNES (aposentado) - Campo Mourão


Doação de órgãos

Ganhou repercussão o caso da modelo que contraiu uma doença rara no sangue e teve de amputar as duas mãos e o pé por causa de uma necrose e acabou morrendo. Engraçado que quando são pessoas famosas, todo mundo ajuda. Mas quando é um ''João ninguém'', as pessoas ignoram o fator da saúde no Brasil não existir para pobres. Milhares de pessoas pobres estão precisando de sangue nos hospitais pelo país. A doação não pode ser feita somente a pessoas da ''mídia''. Vamos ajudar aqueles que estão precisando de ajuda. Doe sangue, medula, doe vida. Um dia pode ser você que esteja precisando. Isso é um gesto de amor.

CARLOS MASSAO TOMITA (estudante de Engenharia de Software) - Londrina



Individualidade global

O homem tem neste momento a sua individualidade totalmente devassável. O banco exige informações sobre o seu patrimônio e inclusive sua última declaração do IR para fazer análise e lhe conceder empréstimo. Nas ruas instalam-se câmeras que o monitoram diuturnamente em nome de uma pseudo-segurança. Existem sites que escancaram sua vida econômica para quem quiser vê-la. E, se tudo isto não bastasse, o amigo do alheio invade sua casa ou assalta-lhe na rua para tirar o pouco de privacidade que por ventura havia sobrado. Caminhamos na contramão de história, com certeza.

EDSON MEDARDO SCARCHETTI (estudante de Teologia) - Londrina

mockup