CARTAS
STF e os ficha suja
Que ''linda'' a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em permitir a candidatura dos chamados ficha suja. Em nome da democracia e da liberdade dos cidadãos, todos gozam da presunção de inocência até o trânsito em julgado na última instância dos processos a que respondem. Se eu tomar dois copos de cerveja e dirigir corretamente sem causar acidentes existe uma lei que me pune com multa, apreensão do carro e perda da carteira. Um político denunciado e com processo na Justiça e repleto de provas goza de um direito que eu não tenho.
PAULO MAURÍCIO ACQUAROLE (representante comercial) - Londrina
Algemas
Só faltou ficar definido pelo STF que uso de algemas de agora em diante é apenas para pobres. Se bem que na prática já é assim há muito tempo na maioria dos casos. Ricos e poderosos, sobretudo diante de câmeras de TV, jamais deverão ser algemados, pois podem ficar constrangidos e envergonhados. O uso de um par de algemas nada mais é que a imobilização temporária de uma pessoa, até mesmo para evitar sua fuga ou agressão a terceiros. Apenas uma ferramenta de segurança policial, nada mais que isso.
HABIB SAGUIAH NETO (bancário aposentado) - Marataízes (ES)
Fiscalização na Usina Central
Não sei o que mudou em relação à fiscalização de usinas de açúcar e álcool, pois nunca fiquei sabendo de algo deste tipo na Usina Central de Porecatu. Semana passada a FOLHA divulgou uma fiscalização do Ministério Público e Polícia Federal no local. Isto deveria ser comum não só aqui como em todo o País. Em Porecatu, o Ministério do Trabalho deveria saber que há muito tempo o trabalhador braçal de corte de cana não têm todos os seus direitos trabalhistas respeitados e que até o meio de transporte utilizado não é o adequado. Por que os órgãos competentes não tomam uma atitude com relação a uma empresa que têm vários processos e ações trabalhistas?
OSMARIO CANDIDO PEREIRA (professor de Geografia) - Porecatu
Usina de Mauá
Em relação à reportagem ''Usina Mauá volta a ser alvo de protestos'' (Paraná/Geral, pág. 10, 10/08), o Consórcio Energético Cruzeiro do Sul esclarece que: diferentemente do que foi informado à FOLHA pela ONG Meio Ambiente Equilibrado, o reservatório da Usina Hidrelétrica Mauá - que terá 84 km2 de superfície - não atingirá nenhuma aldeia, já que a Terra Indígena de Mococa fica a 8 km da barragem e a de Queimadas, a 30 km. Também não alagará nenhum lixão, cemitério ou despejo de resíduos industriais. O censo socioeconômico realizado em 2007 identificou 378 famílias na área de influência direta do empreendimento. Dessas, 122 terão suas terras total ou parcialmente alagadas com a formação do reservatório e elas só deixarão o local após receberem indenização justa pelos terrenos e benfeitorias que possuem, bem como por eventuais prejuízos às atividades de subsistência que desenvolvem.
ANA SÍLVIA LAURINDO DA CRUZ (Comunicação Interna e Relações com a Imprensa da Copel) - Curitiba
Correção
- A foto que ilustra a matéria ''Ortomolecular propõe reposição hormonal'' (Folha Saúde, pág. 10, 11/08), é do médico ortomolecular Tsutomo Higashi, especialista em nutrologia com ênfase em medicina ortomolecular.
- Ao contrário do que foi publicado no suplemento FOLHA Guia Vestibular, a data do vestibular da PUC-PR é 8 de novembro, com inscrições 28 de agosto a 19 de outubro e taxa de R$ 75.





