'Relojão'
Andei reparando as atrocidades que uma farmácia vem cometendo em nossa cidade desde sua vinda para solo pé-vermelho. Refiro-me à poluição visual que ela vem causando em todos os pontos em que se instalou. O pior de todos foi mexer na caracterização de um prédio tão importante na História de Londrina, o Edifício América. Ao se instalar no térreo do edifício, começaram as descaracterizações quando tamparam parte das esquadrias que seguem o corpo do edifício, mudaram as cores do térreo em relação ao conjunto da obra, colocaram vários letreiros e, não contentes em descaracterizar o térreo, resolveram descaracterizar também o nosso ''Relojão''. O marco no Centro, agora é amarelo, uma cor berrante para algo que já chama a atenção por si só. Londrina, que completou 73 anos, é uma cidade nova que ainda não aprendeu a preservar sua história e os símbolos que a representam. Precisamos de gente mais antenada dentro da Prefeitura com o nosso patrimônio arquitetônico.
MARCEL NAGAO MACIEL (estudante de Arquitetura) - Londrina
Exemplo de Maringá
Sobre a matéria ''Prefeitura de Maringá processará nove servidores'' (Política, pág. 4, 20/12), Maringá está de parabéns no campo de moralidade pública. Em primeiro lugar, prenderam um ex-prefeito e ex-secretários corruptos de um escândalo. Agora, servidores envolvidos em outra falcatrua são processados. Enquanto isso, em Londrina, vemos alguns responsáveis por desvio de milhões de reais da Prefeitura se preparando para disputar a próxima eleição e com grande possibilidade de ganhar.
EDSON LUIZ PIAZZA (comerciário) - Londrina
Motos x pedágio
Finalmente algo de bom para os motociclistas. Acabou o abuso da cobrança de pedágio. O valor do pedágio é equivalente à metade do preço do consumo de combustível. Viajar pelas rodovias do Paraná ficou mais em conta e a esperança é que se mantenha a isenção. Está na hora dos caros magistrados se sensibilizarem contra o abuso na cobrança de pedágio aqui no Paraná. A maioria dos motociclistas que passa nos pedágios de Arapongas e Marialva desvia das praças de cobranças. Essa medida é uma garantia de evitar roubos que ocorrem nesses desvios. Parabéns ao autor do projeto pela isenção e ao governador do Estado.
ROBSON MASSAYOHSI MITSUGI (técnico bancário) - Londrina
Sexo na adolescência
Parabéns à FOLHA pela reportagem com o dr. Walter Marcondes (''Chega de hipocrisia'', Opinião, pág. 3, 19/12), uma das grandes autoridades em adolescência do Paraná. Concordo com ele e digo que a Igreja é a grande responsável pela repressão sexual. A hipocrisia e o moralismo da Igreja impedem que o sexo seja tratado com naturalidade, liberdade e amor. Portanto, há muita contradição no ensino da Igreja.
CARLOS ALBERTO SILVA XAVIER (pastor presbiteriano) - Londrina
ILS
Maringá, com quase nenhuma representatividade na esfera federal, sendo o prefeito do PP consegue verba expressiva para seu centro de excelência esportiva. Londrina com seu prefeito do PT, com um ministro, com uma secretária de ministro, vários assessores diretos da Presidência da República, com um deputado federal, todos do partido do Lula, além de um senador e dois deputados federais de outros partidos, não consegue resolver a instalação do ILS para o aeroporto local. É um grave problema que se arrasta há anos e que prejudica a economia da cidade e de toda a sua região polarizada. Como se explica isso? Descaso, falta de empenho ou incompetência?
LUDINEI PICELLI (administrador de empresas) - Londrina
CPMF não acabou
É isso mesmo! A prorrogação da CPMF não foi aprovada, mas acreditem que atrás deste episódio já estava armado o picadeiro para o próximo show que vem por aí. Portanto, aproveitem bem suas festas de fim de ano e peçam a Deus proteção, paciência, determinação e coragem. O presidente Lula ficou até tranquilo com esta derrota (ou está dissimulando). Afinal, as maracutaias vão continuar, as pizzas vão continuar no forno da corrupção e as turbinas já estão sendo acionadas para a geração de novos impostos. Logo a Copa vem aí e o Brasil tem que fazer bonito. O investimento que poderia ser destinado para a saúde, educação e segurança já está reservado para o teatro da bola, enquanto os famosos jogadores engordam seus cofrinhos. E depois? Como fica? Como sempre aquela impressão do ''Brasil de fachada''. Mas antes de tudo vamos acreditar no real sentido do Natal, acreditar que nesta data comemora-se a chegada de um ser especial, divino, que se fez homem para viver em nosso meio perpetuando nossa fé de que um dia o Brasil vai se transformar no país dos nossos sonhos!
MARIA REGINA MINTO REYES (assistente administrativo) - Londrina

mockup