CARTAS
Vaquinha Mimosa
Você e suas companheiras podem ficar tranquilas por viver num sítio administrado de forma amadora. Veja o que está acontecendo com seus primos, bois rastreados por satélite, que vivem em grandes fazendas do Paraná, administradas por profissionais altamente qualificados e com veterinário 24 horas por dia. Pois é, esses bois top model, não sei como, foram atacados (?) pela aftosa. A sua sorte, Mimosa, é que o Roberto Rodrigues (do MAPA) nunca vai olhar para você. Afinal. vaquinhas sem raça não chamam atenção. Ele só tem olhos para o gado das grandes fazendas. Ainda não saquei quais as reais intenções para o ''bovinocídio'' programado, e o que é pior será pago com dinheiro do povo. Estou surpreso com o silêncio do outro Roberto (governador), com os nossos deputados e senadores e também o pessoal da Sociedade Rural do Paraná que ficam assistindo o Roberto (do MAPA) tanger a boiada do Paraná para a morte. Assim sendo Mimosa, por não saber se a aftosa é do tipo ''imposto pelos técnicos de Brasília'' ou se é do tipo ''negligência dos pecuaristas'', peço que você e as outras vaquinhas fiquem longe da boiada do nosso vizinho, senão poderão acabar no paredão.
JAMES TADEU MARANHÃO BUSSMANN (bancário aposentado) - Londrina
Pesquisas
O que faz um presidente incompetente envolvido em irregularidades e o país mergulhado em profunda corrupção subir nas pesquisas? Só pode ser ignorância política, desinformação e alienação dos eleitores. Infelizmente apenas uma pequena parcela da população é politizada e consegue entender nitidamente o que acontece nos meandros da política e nos bastidores dos poderes. Uma grande parcela é ''anestesiada'' pelos indecentes e paternalistas programas sociais do governo. Em função disso, a maioria esmagadora dos políticos se aproveita dessa situação para cabalar votos em troca de dentaduras, bolas de futebol e outros favores pessoais. Um político como o nosso presidente que, além de incompetente, não trabalha e nada faz para mudar os rumos desse país, jamais deveria estar liderando as pesquisas eleitorais. Deputados que se locupletam do dinheiro público, se profissionalizam na política, reelegendo por inúmeros mandatos e ainda se aposentam, mesmo cassados, com salários incompatíveis com a realidade brasileira, tudo isso porque a grande massa dos nossos eleitores não vota conscientemente. A curto prazo vai ser muito difícil mudar esse quadro. A longo prazo, somente com muito investimento em educação, o que não tem interessado muito aos governantes. Então, cabe a quem tem a felicidade de ser politizado, a obrigação de, pelo menos, tentar melhorar as coisas ''abrindo os olhos'' daqueles mal informados que os rodeiam.
LUDINEI PICELLI (administrador de empresas) - Londrina
Amarga decisão
O Supremo Tribunal Federal (STF) promulgou decisão beneficiando os autores dos crimes tipificados como hediondos, modificando o regime prisional após o cumprimento de 1/6 da pena. Isto significa que esses facínoras cumprindo apenas 5 anos da pena em regime fechado poderão voltar ao convívio social em regime semi-aberto. Faz parte da nossa cultura afirmar que decisão judicial não se discute, cumpre-se. Como minúscula partícula do Poder Judiciário, ouso contraditar, dizendo: decisão judicial é para ser discutida e recorrida à exaustão, até o seu trânsito em julgado. Estou absolutamente certo de que a decisão do STF foi embasada em fundamentos legais, portanto, juridicamente perfeita. Porém, é amarga, causando perplexidade e um desagradável sabor de insatisfação. Os ministros que tomaram decisão certamente não sofrerão as consequências, uma vez que, encastelados em suas manções e protegidos por fortes esquemas de segurança, estarão imunes às ações dos vermes que em breve ganharão a liberdade e, com certeza, outras vidas preciosas ceifarão.
RUBENS VASCONCELOS CALIXTO (serventuário da Justiça) - Fênix





