CARTAS
Ética é fundamental
Ética se refere à análise de valores que regem a conduta humana do ponto de vista do bem e do mal. Na sociedade, há padrões preestabelecidos, sendo a maioria deles determinados pela própria natureza, que norteiam para a vida coletiva respeitosa, coerente e nobre. No cotidiano, situações que mostram quais são as idéias a respeito do dever, da educação, da moral e da prudência. A corrupção é sinal de que o errado está tão impregnado na conduta das pessoas que não se valoriza o bem. Na ciência, este é um ponto delicado e polêmico. A questão das células-tronco, por exemplo. Neste caso, há cientistas que defendem o avanço da pesquisa com células embrionárias, processo no qual é necessária a morte da vida gerada a partir da fecundação, visando um ''progresso'' para a espécie humana. É ético matar outra vida? Se podemos fazer algo ético com células adultas, não há motivo para desrespeitar a vida. No comércio, a alta concorrência leva à deslealdade, pois fabricantes de um mesmo produto disputam clientes e buscam afetar o adversário. Ao invés de melhorar o produto e ganhar credibilidade, os comerciantes perdem tempo com vãs preocupações que desrespeitam as relações entre si. Nas pequenas atividades e ofícios de uma vida cheia de compromissos, temos que inserir a ética em cada segmento da sociedade, visando um aprimoramento das consciências no mundo.
TÂNIA DA COSTA CALHEIROS (estudante) - Londrina
Desesperança
O que acontece com um país cujo povo perde totalmente a confiança nas instituições e no governo? Acredito que saberemos em breve a resposta, porque chegamos ao fundo do poço moral. O exemplo de toda essa imoralidade vem de cima, do Palácio do Planalto às Câmaras Municipais. Todos corruptos da pior espécie (salvo raras exceções). Posam para a mídia e para os eleitores de símbolos de honestidade, bondade e humanidade, quando na verdade são lobos em pele de cordeiro. Dominaram os três poderes e nunca serão realmente punidos, porque acobertam-se uns aos outros, perpetuando o assalto ao nosso dinheiro. A farra com o dinheiro público vai de passagens aéreas a diárias absurdas em hotéis de luxo, de contas bancárias em paraísos fiscais a pagamento de prostitutas de Brasília. Tudo financiado com o dinheiro de nossos impostos, transformando a carga tributária na maior do mundo. Tudo para os corruptos e nenhum beneficio para a população que paga a conta. O povo perdeu todas as esperanças de um futuro melhor e mais digno e chegamos a um ponto critico e perigoso para todos, porque nada mais tendo a perder, essa população revoltada é capaz de atitudes drásticas e perigosas. Até o rato ataca o gato, quando acuado e sem saída. Que nossos governantes revertam a situação ou sofrerão na pele as consequências de um povo que não tem mais nada a perder ou temer.
REGINA CHUBACI MACHADO (engenheira agrônoma) - Londrina
Deus
Jesus morreu e ressuscitou, através disto o Espírito Santo nos ajuda a reconhecer nossa condição de pecador e nos leva até Deus que transforma nossas vidas. E o que Deus quer com esta transformação? Quer nos ensinar a olhar homens e mulheres comuns como ele olha. Para Deus não existe hierarquia, todos os homens são iguais e Ele deseja que enxerguemos desta maneira. O médico e o mendigo, o juiz e a prostituta, têm o mesmo valor para Deus. Sem a transformação de Deus, o médico (apenas um exemplo) é um ser frustrado, pois ele pode ter tudo o que deseja, ou pelo menos pensar que tem, mas não ter o principal, paz consigo mesmo. Jesus disse no evangelho de João cap. 14 vs. 27 ''Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo...'' É esta paz que falta para aqueles que, sem Deus, pensam ter tudo. Deus torna digno aquele que aos olhos da sociedade é indigno. Deus transforma corações, até o mais duro de todos os corações. Paulo entendeu o que é a paz deixada por Cristo, quando, preso, escreveu na carta aos Filipenses cap. 4 vs.7: ''E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus''. Somente quem vive esta paz pode oferecê-la ao seu próximo. Já dizia um missionário do século 19: ''O vazio do homem é do tamanho de Deus, somente Ele pode preencher''.
JOÃO HENRIQUE RIBEIRO MARÇAL (estudante) - Londrina
Poderes
A conjuntura atual do Brasil tem como cúmplice a estrutura jurídico-administrativa atual, pois a mesma possibilita redes de influências entre as funções do poder. O fato de o Executivo indicar e o Legislativo sabatinar os mais altos cargos do Poder Judiciário - o qual tem, a grosso modo, por função julgar os atos - cria certa dependência entre os poderes nacionais, tendo em vista que dificilmente uma decisão contraria ao ''chefe Lato Sensu''. Isso condiciona uma blindagem aos poderes. Tal situação está sendo vista na atual situação, pois os presidentes dos maiores tribunais do país tomam atitudes favoráveis ao governo, mesmo quando não aceitas socialmente, coibindo a busca por Justiça.
DIEGO PREZZI SANTOS (estudante) - Londrina





