CARTAS
Impunidade
Diante do quadro político do nosso pais nos resta afirmar que somente ter o mandato cassado ainda sai barato para os respectivos parlamentares. O político quando desvia recurso público rouba de todas as pessoas que são contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, que pagam uma das cargas tributárias mais altas do planeta. Por este fato vemos a dimensão da gravidade do seu delito, prejudicando não um ou outro mas sim uma nação inteira. Porém, nossos 513 parlamentares nos custam R$ 90.000,00 cada um (salários, verbas, auxílios, cotas, passagens...) e, entre tantas outras regalias, possuem a blindagem do foro privilegiado, dificultando investigações. Quando em CPI, político julga político favorecendo os acordos, resultando nas conhecidas pizzas, quando mais, um ou outro perde seu mandato, onde na verdade cabia-lhes a prisão e a devolução dos recursos públicos. Estaremos vivos ainda para ver isso acontecer?
CLODOALDO PADOAN (industrial) - Londrina
Injustiça
Se a Justiça brasileira (representada pelo presidente do STF, Nelson Jobim) e todos os parlamentares que votaram pela cassação de Roberto Jefferson fossem sérios, deixariam esta cassação por último. Jefferon poderia colaborar muito para livrar o Brasil ou pelo menos informar aonde vai parar o dinheiro arrecadado na maior cobrança de impostos e taxas do mundo, fora os juros altíssimos. Deveriam ser cassados primeiro todos os envolvidos nas denúncias do único cassado até o momento. Mas não, cassaram o denunciante porque todos têm medo que mais verdades venham à tona. É chegada a hora do povo mostrar a cara, exigir limpeza total. Todos os empresários deveriam se unir e não pagar mais impostos até a limpeza total desta m. jogada no ventilador. Por que pagar tanto imposto se já sabemos qual é o destino? Não acredito que todas as justiças ou injustiças brasileiras tenham condições ou moral de punir o povo se deixarmos para recolher os impostos depois da retirada dos devoradores dos recursos arrecadados. Vamos lá, injustiças por injustiças, sejamos injustus também.
ROBERTO CALIXTO (representante comercial) - Ivaiporã
Cai a máscara
Um dos últimos partidos que pregavam a ética e a moralidade na política caiu. O PT não soube conviver com o poder. Culpa de quem? Talvez seja da liderança do partido, talvez seja de seus integrantes esfomeados por 25 anos de espera. Mas nada justifica tamanha voracidade pelo poder político e financeiro. Os senhores mais antigos, sejam eles nossos avôs, pais ou não, sempre dizem que a educação e moral vem de berço, quando dizem isto, com certeza têm razão. Exemplo disto está no PT. Analisem a liderança, e verão que a origem deixa a desejar. Pesquisem a história destes cidadãos e verão que são diferentes de todos nós. Quando você estiver acuado, como vimos um dos membros do PT, e o mesmo disser que caso aconteça o óbvio com o governo, que é a cassação e a punição dos corruptos, e atinja o governo em seu mais alto escalão, ameaça que trará às ruas os sindicatos, o MST e outras entidades não bem vistas pela sociedade a um movimento de bagunça no país, até parece que combina com sua origem, com uma diferença, não quer democracia, quer somente o poder, cometer os mesmos erros do passado que o próprio combateu com veemência, até sendo extraditado do país.
YOCHIHARU OUTUKI (engenheiro agrônomo) - Itambaracá
Quelônios
A sinalização na Avenida Madre Leônia, advertindo sobre os quelônios (palavra do arquiteto que ontem me contestou), só existe nas proximidades do obstáculo. Quem vem pela esquerda, a partir da segunda rotatória da avenida e com destino ao shopping, encontra caminho aberto para a conversão à esquerda (em baixo do viaduto) mas não para seguir em frente. De forma alguma o motorista consegue, a essa altura, convergir para a pista da direita, e nem antes isto seria possível. Tentar, seria suicídio contra si e homicídio contra terceiros. Ontem, novamente, postei-me ali (missões do ofício) e durante meia hora constatei que muitos veículos brecaram bruscamente diante dos tais quelônios e tiveram, como opção, que convergir para a esquerda. Nesse curto período, pelo menos outros 100 foram em frente, passando sobre as tartarugas. Impossível virar para a pista da direita em meio a tanto movimento. Há outros casos idênticos na cidade. Assunto para outra ocasião.
WALMOR MACARINI (jornalista) Londrina





