CARTAS
Semana do saco cheio
É muito triste e lamentável ouvir educadores usar uma linguagem tão vulgar como ''semana do saco cheio'' e, escolas aderindo esse espaço no seu calendário escolar. Entendo o emprego desta terminologia a um período escolar como uma crítica à própria escola.
Que escola é esta em que o aluno está cansado, desmotivado em querer aprender e não querer estar na escola? Que escola é esta que mediante a um desafio, a uma luta, ensina o aluno a desistir, ou seja, pedir folga? Que escola é esta que em situações-problemas não buscam soluções, transferindo os mesmos para o próximo ano letivo, usando a mesma expressão de linguagem ''semana do saco cheio''?
É preocupante ver profissionais da educação, pais e alunos, participando desta semana sem a consciência do que este ato poderá prejudicar na formação do ser humano. Aceitar esta semana é aprovar, permitir, querer, concordar com uma educação sem compromisso, sem qualidade com consequências já conhecidas pelas estatísticas sobre a educação no Brasil. A escola precisa ser um espaço lúdico, transformador e gostoso para alunos. Precisamos melhorar a educação no Brasil. O Colégio Londrinense não se conforma com o que é ''imposto'' pela sociedade, porém provê uma educação reflexiva para transformar a realidade e marcar para a eternidade.
ELEAZAR FERREIRA (reitor da UniFil) e IEDA TERRA ALVES GOMES (diretora educacional do Colégio Londrinense) - Londrina
Responsabilidade social
Nós da Floricultura Atelier das Flores, sediada em Londrina desde junho de 2002, fizemos uma parceria com a Casa de Apoio Esperança Dr. Renato Viotti, estabelecida à Rua Lucilia Balalai, nº 135, instituição criada para fazer um trabalho voluntário no atendimento a pacientes portadores de câncer e seus familiares. Tudo começou com uma reportagem na Folha de Londrina no dia 31 de julho deste ano, da repórter Herika Fondazzi, sobre a''Casa de Apoio Esperança Dr. Renato Viotti'', seus colaboradores e voluntariados, e seus objetivos no sentido de ampliarem o atendimento aos pacientes portadores de câncer. Após a leitura da reportagem decidimos fazer um contato com sra. Iracema, presidente da instituição, para elaborar o contrato de parceria que, alguns dias depois, assinamos pelo período de agosto a dezembro deste ano, podendo ser renovado.
A Casa de Apoio Esperança oferece pernoite, almoço, conta com voluntários nas áreas de nutrição, assistente social, psicologia e sociologia. Conseguimos somar a emoção das flores com o sentimento de solidariedade para amenizar o sofrimento dessas pessoas carentes e sofridas. Peço a Deus, que outras empresas e pessoas possam colaborar no sentido de fortalecer as entidades assistenciais de Londrina. É um trabalho voluntariado, de pessoas com muito amor e atenciosas aos problemas da nossa comunidade.
FLORINDO DA SILVA LIMA (empresário) - Londrina
Fórum intersindical
A comissão organizadora do Fórum Intersindical Regional, realizado por entidades sindicais nos dias 18 e 19 de setembro, em Londrina, elaborou a Carta de Londrina contendo, entre outras, as seguintes deliberações:
É entendimento comum entre as organizações sindicais de que a Reforma Tributária que está em trâmite no Congresso Nacional deve se pautar pela desburocratização do atual sistema fiscal e, ter por mote a desoneração da carga tributária sobre os contribuintes, em especial das microempresas e empresas de pequeno porte, enquadradas ou não no Simples.
Acreditamos que a reforma da CLT se faz necessária em alguns pontos para que ela se torne menos burocrática, mais clara, possibilitando o seu conhecimento pelos seus destinatários, o que hoje não acontece. Ponto comum é que a geração de novos empregos só se dará com o crescimento econômico e com a diminuição dos encargos sociais da folha de pagamento, e, para esta diminuição é necessário que o governo contribua com sua cota parte.
Defendemos que o conjunto das reformas em andamento no Congresso Nacional apontem para a manutenção da unicidade, do sistema confederativo e da compulsoriedade da contribuição sindical. É imprescindível a desoneração da carga tributária e desburocratização do sistema fiscal, tirando da informalidade o maior número de trabalhadores e empresas irregulares, permitindo o crescimento de contribuintes, com menor custo.
JOSÉ JOAQUIM MARTINS RIBEIRO (coordenador do Fórum Intersindical Regional) - Londrina





