Salário de político
Dizem que a Previdência Social está quebrada, mas os congressistas já irão reajustar seus salários em mais de 100%, além dos benefícios que já recebem como auxílio paletó, auxílio gravata, passagens aéreas, auxílio moradia, etc. Isto é revoltante. Como se já não bastasse, estes sanguessugas recebem mais de uma aposentadoria cada um, por um curto período de mandato, enquanto um trabalhador braçal só se aposenta após 30 anos de trabalho. Só o fechamento do Congresso Nacional poderia dar jeito neste país. Quando será que surgirá um presidente que conseguirá enxergar que deputados federais e senadores não têm utilidade nenhuma para a Nação e só são eleitos para legislar em causa própria?
SÉRGIO TORETO (escriturário), Goioerê
Retorno de Requião
Dia 22 de outubro. Caminhada no Calçadão de Londrina com as presenças ilustres de Roberto Requião e Marta Suplicy. Centenas de pessoas, entre cabos eleitorais, simpatizantes e curiosos, participam, alegres e confiantes, do evento. Afinal, além da presença da prefeita da capital paulista o candidato Roberto Requião liderava as pesquisas de opinião.
Começa a manisfestação bem em frente ao Cine-Teatro Ouro Verde, com palavras de ordem, abraços e apertos de mão. Sou admirador há muitos anos de Marta Suplicy, por isso foi um momento marcante cumprimentá-la. Quanto a Requião, apresentei-me como professor e lhe disse: ''Requião, 99% dos professores estão contigo''. Ao que respondeu: ''E vai ter retorno''.
Espero sinceramente não ter decepções assim como aconteceu com o desastroso atual governo Lerner. Quando candidato, na primeira eleição, também disse algo semelhante: ''Os professores não se arrependerão de me apoiar''. A história demonstrou exatamente o contrário.
A perspectiva para um bom relacionamento entre Requião e os profissionais da educação são muito boas. O governador eleito já começou muito bem, adiando o polêmico e oportunista concurso, após o diálogo com a APP-Sindicato, inclusive com algumas mudanças apresentadas pelo Sindicato.
PALMO FIDÉLIS, (professor apontado), Londrina
Castelo Eldorado
Estes dias, lendo este conceituado jornal, tive uma surpresa com uma matéria da Folha Esportes, onde relatava a realização de um grande evento esportivo no Castelo Eldorado, promovido pelo Edinho Nascimento (filho do Rei Pelé). O que mais me chamou atenção foi que na referida reportagem era citado o município de Marilândia do Sul, cidade onde se localiza o Castelo. Como marilandense fiquei orgulhoso em ver o nome da minha cidade no jornal. É uma pena que agora faltando poucos dias para o evento uma emissora de rádio divulga o referido apenas como Castelo Eldorado e não toca no nome do município. Quem ouve a propaganda deve ficar imaginando que o Castelo fica flutuando no espaço vazio. Gostaria de dizer que ele (Castelo) se localiza no município de Marilândia do Sul e faz parte da história local de muita importância para nós, e que a omissão da emissora em divulgar o nome da nossa cidade fere o orgulho dos cidadãos marilandenses e deixa sem rumo que não conhece o Castelo.
ADEMILSON LEANDRO GATO (estudante), Marilândia do Sul-Pr
Criatividade na saúde
É lamentável que tenhamos que enfrentar no Paraná doenças como a cólera, justamente num Estado que se inclui entre aqueles que apresentam índices sanitários e de morbidade próximos aos dos ditos aceitáveis pelos organismos mundiais de saúde. Doenças como a dengue também envergonham o País e flagra a desatenção dos governos federais e estaduais que provocaram a quase falência da medicina preventiva e o descaso com o saneamento básico.
Antigamente havia a exigência simples da carteira de saúde, que obrigava todos os cidadãos a buscar os postos de saúde para exames de doenças infecto-contagiosas e ainda a obrigatoriedade da realização frequente de exames abreugráficos.
Eram algumas medidas pragmáticas, responsáveis pelo quase desaparecimento de algumas doenças como a esquistossomose, mal de Chagas, lepra e sífilis. Atualmente já não existem mais esses instrumentos e ainda não foram investidos recursos suficientes em outras áreas do setor.
Em Andirá, município de pouco mais de 23 mil habitantes encravado no Norte Pioneiro, implantamos algumas iniciativas de resultados animadores. E sem despender muitos recursos, bastando criatividade, trabalho duro, voluntariedade e, sobretudo, vontade política de atacar os problemas,
Determinamos vacinação nas empresas, palestras em escolas, fazemos preventivo de câncer, reimplantamos o terceiro turno para o atendimento nos postos de saúde, das 19 às 22 horas, destinado a trabalhadores do período diurno, os médicos fazem consultas nas casas dos doentes acompanhados de uma enfermeira padrão, mantemos uma farmácia municipal que oferece remédio aos carentes e ainda conseguimos concretizar consultas especializadas em até 24 horas.
Estamos em fase final para executar a coleta seletiva do lixo, o que também ajudará na prevenção de doenças, além de programas como o ''Mais Sorriso'', que atua preventivamente atingindo quatro mil crianças e ainda fomos referência regional no combate à dengue e atitudes inovadoras.
CARLOS KANEGUSUKU (prefeito), Andirá
Correção
- Diferentemente do que informou o editorial da edição de ontem o correto é o transporte de calcário de Almirante Tamandaré a Cascavel e não a Paranaguá.
- O nome do delegado-chefe afastado da 16 Subdivisão Policial de Campo Mourão foi grafado erroneamente na seção ''O que foi dito'' de ontem. O nome correto é Roberval Butaccini.

mockup