CARTAS 20/9 - Conselho LGBT+
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 20 de setembro de 2021
CARTAS 20/9
Londrina debate a criação do Conselho LGBT. É frágil os argumentos dos contrários à criação do Conselho. Nos inúmeros conselhos de Londrina defende-se os direitos das minorias e de usuários em projetos de políticas públicas. Chama atenção que os mesmos que atacam a proposta do prefeito são os mesmos que cobram ações em defesa dos moradores de ruas, mas estes são os mesmos que fecham os vidros de seus carros quando são abordados por um homeless e são os mesmos que dizem “vai trabalhar vagabundo!”. São os mesmos que não participam da vida comunitária ,são os mesmos que fazem piadas homofóbicas e riem debochadamente dos gay: “Estes saíram dos armários”. Sim, são os mesmos que frequentam salões ,igrejas e congregam em suas religiões, que leram a Bíblia, mas não entenderam a mensagem. São os mesmos que vão encontrar na Bíblia versículos para justificarem suas perseguições e ameaçar de forma odiosa qualquer modelo de família que seja diferente das deles, são os mesmos que fazem a simbiose política com religião, são os fundamentalistas (versão talibã brasileira). São os mesmos que ao saberem que tem um filho ou um neto gay vão expulsá-los de seus convívios. Sim, são os mesmos que atacam a tudo e a todos, mas não se movem um centímetro para contribuir com nada com argumentos frágeis e muito barulho.
Lidmar José Araujo (ex-conselheiro de saúde, meio ambiente, habitação e ação social) - Londrina
Protestos de 7 e 12 de setembro
Na falta de bons resultados em todas as áreas do governo, o presidente e seus ministros bajuladores comemoram que o protesto dos outrora fervorosos apoiadores seus não tenha atingido o público desejado. Curioso que tanto bolsonaristas quanto petistas tenham festejado “o enterro da terceira via”, como se em política dois mais dois fosse quatro. Se a eleição for mesmo polarizada entre Lula e Bolsonaro, o fiel da balança serão os eleitores que escolherão outros candidatos no primeiro turno, algo em torno de 1/3 do eleitorado. Trata-se de uma quase maioria silenciosa. Portanto, mais respeito nessa hora. O PT canta vitória no primeiro turno, num flerte com o perigo. É bom calçarem as sandálias da humildade. Já Bolsonaro acredita nas próprias fake news e finge não saber que as manifestações de 7 de setembro levaram milhares de pessoas em ônibus do interior e de outros estados para São Paulo e Brasília, inflando artificialmente o público, muitos pagos por meia saca de soja, em espécie. Além do grande “rebanho” evangélico que atende ao chamado do pastor “em nome de Jesus”. Porém, colocar uma multidão nas ruas até Nicolás Maduro consegue. Mais complicado é resolver os imensos problemas que afligem os brasileiros, especialmente os mais pobres, como inflação sem controle e desemprego em massa. É bom que haja mais um ou dois candidatos competitivos em 2022. A democracia necessita de mais diversidade de opiniões e projetos.
Sandro Ferreira (representante comercial) - Ponta Grossa
Vacinas vencidas
Parabéns a sra. Nina Cardoso pelo lúcido raciocínio sobre a reportagem vacina vencida publicado pelo jornal Folha de S.Paulo (Opinião/09/09). Acredite, tenho lido sempre suas opiniões bem fundamentadas.
Alfredo Carvalho (administrador) - Londrina