Uma gestão saudável para Londrina

Nossa Londrina completa 85 anos. Apesar de toda a beleza natural pela qual fomos agraciados, a cidade necessita de uma gestão sustentável, antevendo um futuro próximo. A princípio, fica a sugestão de atuação imediata junto a prioridades relacionadas com a água, o ar e o lixo. Com a relaboração de projetos para salvar o Lago Igapó e córregos vizinhos, revendo a questão do assoreamento e mata ciliar, entre outras. Concomitante a esta ação, é preciso resolver o problema das árvores comprometidas e que estejam colocando a vida das pessoas em risco. Por outra vertente, um consistente diálogo e parceria da prefeitura com empresas de ônibus para reduzir o valor do transporte público, bem como medidas efetivas que incentivem formas alternativas de transporte, como as bicicletas, para desafogar o trânsito. Por fim, o tratamento do lixo, que requer medidas educativas e punitivas eficazes. O lixo tomou conta das ruas centrais e da periferia da cidade. São papéis, copos e garrafas plásticas, bitucas de cigarro, bueiros entupidos, com todo tipo de material. Muitas lixeiras danificadas ou retiradas das ruas. Nem o calçadão da cidade é respeitado. Cabe sim, uma medida urgente, bem como um grande projeto de educação ambiental envolvendo de crianças à faixa adulta. Por que os vereadores não elaboram e fazem cumprir leis que obriguem bares e restaurantes a limparem suas calçadas ao término diário de suas atividades? Desta forma, muito menos lixo iria para os bueiros e tiraria o brilho de nossa Londrina. Com efeito, quem ousaria não dizer: Saúde Londrina!

Maria Aparecida Vivian de Carvalho (professora aposentada) - Londrina.

***

Greta Thunberg

Eis o maior exemplo de que uma pessoa autista pode vencer na vida e que vegetariana e vegana também faz sucesso. Parabéns a você Greta que deixou toda a vaidade que o mundo oferece, viajou semanas em um veleiro para evitar poluição de avião, e agora, inspirando milhões, é aplaudida mundialmente. Apareceu na capa da Time em vez de Donald Trump ou Jair Bolsonaro.

Rogério de Souza Pires (cartunista) - Umuarama.

***

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes. Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3800 caracteres e no mínimo 1500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação. As opiniões podem ser resumidas pelo jornal. e-mail [email protected].