Imagem ilustrativa da imagem CARTAS - Parabéns Folha e seus leitores
| Foto: Arquivo FOlha

Parabéns à Folha de Londrina por dar amplo espaço a seus leitores expressarem suas opiniões, sejam elas quais forem: políticas, sociais, econômicas, artísticas, etc. Isto demonstra seu espírito democrático e o grande serviço que presta a toda comunidade. Parabéns aos leitores que também expressam suas opiniões e que,de uma forma ou de outra, tentam contribuir com o desenvolvimento de nosso município, do Estado e da nação. Acompanho diariamente as opiniões e percebo que todas são muito bem fundamentadas, buscam um país melhor, tentam contribuir para uma visão mais justa, fraterna e coerente, com princípios e valores, bem como, o aperfeiçoamento de nossa sociedade que todos queremos. Claro, existem visões antagônicas, mas isto, faz parte de nossa democracia que todos apoiamos e que precisamos entender. É muito fácil ser contra esquerda ou direita, mas ir a fundo nas questões que afligem nossa sociedade, demanda leitura, interpretação, paciência, coração aberto e uma série de outros atributos humanos que tão bem a folha e seus leitores retratam em seu espaço diário.

José Cezar Vidotti (economista) - Londrina

Mudanças climáticas

As mudanças climáticas que atingem as mais diferentes regiões do planeta Terra, como por exemplo a crise hídrica no Brasil com efeitos negativos no abastecimento de água para a população e diminuição dos reservatórios de água para a geração de energia elétrica não são eventos isolados. Estão sim concatenados numa sequência de fatores que ultrapassam o fenômeno do efeito estufa e repercutem em terríveis catástrofes ambientais imprevisíveis e sem precedentes na curta história da humanidade. Aliás, o efeito estufa é um fenômeno natural e necessário para manter a vida e uma temperatura segura para a Terra, inclui-se gases em quantidades ideais como o CO2, metano, óxidos de azoto, ozônio dentre outros presentes na atmosfera. Entretanto, o problema urgente é o aumento descontrolado do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, devido ao desmatamento e à queima de florestas, de carvão, de petróleo, de gás natural e de outros combustíveis fósseis. Nesse sentido, não comporta nenhum engano afirmar que a espécie humana está passando por um grande desafio em sua existência, principalmente porque as catástrofes ambientais, devido ao acúmulo descontrolado de CO2 na atmosfera, serão cada vez mais terríveis e sem previsão matemática de modelos do clima: desabrigando, inundando, secando, sufocando e ceifando preciosas vidas humanas. Destarte, a situação atual do clima no Brasil e no Mundo é gravíssima e tudo indica que vai ficar pior com o passar dos anos. Nesse sentido, tentativas de minimizar essa realidade por meio de um discurso simples, falacioso, demagógico e hipócrita que carece de total credibilidade é ser cúmplice, omisso e pactuado com a destruição do meio ambiente global, bem como, contribui enormemente para o desaparecimento de muitas espécies da fauna e da flora. Além disso, empurra, inevitavelmente a espécie humana para a beira do precipício, numa possível extinção em um futuro não muito distante.

Antonio Sergio Neves de Azevedo (estudante) - Curitiba

Pavimento mosaico

Cumprimento o cientista social Wilson Francisco Moreira pelo eloquente artigo de 9 de setembro, o qual enseja valiosa reflexão sobre tema tão sensível quanto a liberdade de expressão. A Constituição, usando enfaticamente do pronome indefinido “qualquer”, garantiu que a manifestação do pensamento, sob qualquer forma, não sofrerá qualquer restrição (art. 220), sendo vedada qualquer censura (§2º), assegura, desde 1988, o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem (art. 5º, inciso V) à pessoa que se julgar ofendida, por meio do devido processo legal, analisando-se o caso em concreto.

Eduardo Tozzini (advogado) - Londrina

Correção

Diferente do que foi publicado na matéria “Câmara rejeita criação de Conselho LGBT após intensas manifestações” (Política, 24/9/2021), o líder do prefeito no Legislativo municipal, Fernando Madureira (PTB), votou contra o projeto enviado pelo Executivo, conforme citado no infográfico que acompanha a reportagem.