Imagem ilustrativa da imagem CARTAS - Os três biomas brasileiros em chamas
| Foto: Joao Laet / AFP

Vivemos na era das incertezas em pleno século XXI. O que vemos hoje é uma destruição por completo dos três biomas brasileiros que davam habitat para nossa fauna, flora, como o Cerrado, Pantanal e Amazônia, todos em chamas com incêndios criminosos. Sem chuvas, a natureza e a vida agonizam. Segundo o biogeógrafo Jared Diamond, que não errou em nenhuma de suas previsões, inclusive as citadas em seu livro Colapso, a América do Sul, é o continente que mais irá sofrer em 2022 com as mudanças climáticas e a escassez de água, tanto para geração de energia, como para os humanos, principalmente pelo desmatamento em seus biomas, ora para o plantio da monocultura da soja, ora para o plantio de milho e algodão. Para não ter esse enorme prejuízo, o agronegócio poderia ajudar no combate ao fogo com seus 2.650 aviões agrícolas que pulverizam suas propriedades, pois cada aeronave tem capacidade para 3.000 litros de agrotóxicos e poderiam levar 3.000 litros de água para debelar os incêndios nos estados. Lamentavelmente, o Brasil não cuida dos seus biomas. E ainda colocam os valorosos bombeiros com abafadores e bombas com 20 litros de água em suas costas sem forças para vencer o fogo, que avança a cada dia. Fica a sugestão para que os proprietários de aviões: ajudem no combate ao fogo e depois terão a recompensa das chuvas para suas lavouras, já que se utilizam de 70% da água para a irrigação. Vamos aguardar!

José Pedro Naisser (ecologista) - Curitiba

"Nós somos o mundo"

Se há opinião que leio há tempos e percebo coerência é do bacharel em Direito Wilson Oliveira Trindade. Em Opinião do Leitor do dia 23 de setembro, o mesmo fez indagação à formação de grupos que evoluíram com o tempo. Interessante a opinião dos pensamentos divergentes, pois vemos que o normal é hoje novo normal. Enfatizo isso, pois percebi o missivista tenta impor sua ideologia como absoluta e certa. Certa vez, em um escritório de uma pessoa evangélica havia três pessoas também evangélicas; como estavam conversando sobre versículos da Bíblia, indaguei os três e fiz uma pergunta. Está em Gênesis na Bíblia, "sendo Deus o criador do mundo, é Deus um ET (extra terrestre)?" Eu obtive três respostas diferentes. "Não acredito"; "Tenho dúvida em responder"; "Eu acredito que sim". O texto escrito pelo missivista em questão, considero tão medíocre que resolvi responder face aos absurdos escritos; a chamada aberração seria aplausível se fosse correta, mas é indigna com seres humanos não importando sua maneira de querer ser. Nas escrituras bíblicas, existe versículos onde se proíbem homem se deitar com homem ou com animais e mulher se deitar com mulher ou com animais. Em alguns países europeus não há regras, normas ou leis que proíbem seus cidadãos de pular catraca nos ônibus urbanos, simplesmente por não existir catraca nos ônibus, já no Brasil existem regras, normas ou leis que proíbem de pular catraca, pois existem catraca nos ônibus urbanos. Lembrando ao caro missivista que transplante não cura loucura. Ops., quase esqueci sou hétero!

Cláudio Augusto (estudante de historia mundial e religiosa) - Londrina

Nada a comemorar

Como me orgulhar de uma pátria que mantém milhares de pessoas empregadas pouco fazendo em empresas públicas e ganhando 200 mil por mês enquanto a maioria sobrevive com 200 vezes menos? Como me orgulhar de uma pátria que deixa meio milhão de cidadãos morrerem numa pandemia e ao invés de fornecer remédio adequado inventa desculpas e dá remédio pra boi? Como me orgulhar da mesma pátria que joga no fogo remédios e testes vencidos da mesma doença e na mesma pandemia? Como me orgulhar se o presidente dessa mesma nação clama por fuzil e munição para um povo que só quer comer e trabalhar? Como me orgulhar de parte de um povo que usa o nome de Deus para louvar e confiar em corruptos, sendo que a própria escritura diz que maldito é o homem que confia no homem? Me perdoem, mas antes fôssemos colônia de Portugal, certamente estaríamos mil vezes melhor do que nessa independência falsa e corrupta. Me perdoem, mas nada há para comemorar.

Daniel Marques (historiador) - Virginópolis (MG)