Imagem ilustrativa da imagem CARTAS - Bolsonaro na ONU
| Foto: Alan Santos/PR

Baseando-se no discurso de Bolsonaro na ONU, ele deve de sofrer de esquizofrenia. Aquele Brasil que ele discursou só existe na mente dele! Acho que ele não mente quando diz aqueles ridículos, pois para ele é a realidade. Se fizerem o laudo médico, será afastado por incapacidade.

Márcio Benassi (aposentado) - Sertanópolis


Pelo Desenvolvimento Sustentável de Londrina

O setor produtivo de Londrina, assim como a população, têm anseios em comum. Aspiramos por mais oportunidades, investimentos, emprego e renda para nossa sociedade. Desejamos qualidade de vida para as famílias e viver em uma Londrina cada dia mais pujante.Todos esses intentos para se tornarem realidade, convergem de certa forma em uma legislação: A Lei Geral do Plano Diretor. A linha mestra do progresso. A lei que traça diretrizes para o desenvolvimento municipal. Nesta sexta-feira, a audiência pública irá discutir mais de 100 emendas propostas ao projeto original. Alterações que foram sugeridas à Câmara de Londrina pelas entidades de classe e também por parlamentares. A maioria das mudanças visa tornar o Plano Diretor traçado para o Desenvolvimento Sustentável. Conceito que alia questões econômicas, sociais e ambientais. É isso que o setor produtivo de Londrina almeja. Somos a favor do desenvolvimento econômico com equilíbrio ambiental. (O que atualmente é totalmente possível e necessário). Somos a favor do emprego e prosperidade das famílias. Somos a favor de um Plano Diretor desenvolvimentista. Os debates acerca do Plano Diretor irão nortear o futuro. Após a aprovação, a legislação deve vigorar por cerca de 10 anos. Este é o momento crucial em que a cidade irá decidir: podemos projetar Londrina para um rumo diferente, menos burocrático e com liberdade para crescer ou podemos manter tudo como está. Vamos batalhar por um novo ciclo!


Sandro Marques de Nóbrega ( presidente do Sinduscon Paraná Norte) - Londrina

Paulo Freire: questionável!

Com referência à missiva do senhor Luiz G. Tiroli "Centenário de Paulo Freire” (Opinião/18 e 19/09), a contribuição desses cem anos de Paulo Freire serviu apenas para naufragar um dos pilares que sustentam o desenvolvimento de uma nação: a educação. A maioria de nossos jovens deixa o ensino fundamental sem saber ler e compreender um simples texto, nem as operações básicas de matemática ( sem citar outras áreas). Vale lembrar que um senador da República disse recentemente que o Brasil faz divisa com o México. Sou formado em Licenciatura em Ciências com habilitações em Biologia, Química e Matemática e, após aposentar-me na empresa onde trabalhei por quase trinta anos, pensei em prestar concurso para professor da rede Estadual. Os livros do sr. Paulo Freire constavam na maior parte do conteúdo programático do certame. Confesso que tentei alguns livros dele, mas desisti após ver tantas bobagens escritas. Nunca prestei o referido concurso pelo aviltado salário de professores. Receber títulos de Doutor Honoris Causa nem sempre torna o agraciado uma eminência na área. Lembremos que até o ex-presidente e ex-presidiário condenado por corrupção também o recebeu.

José Pedro Mendes (aposentado e acadêmico de Direito) - Arapongas

Isonomia

O ministro da Economia do governo militar inventou o PIS pensando na prosperidade econômica do país. Naquela época, todos trabalhadores eram contemplados pelo rendimento atual do PIS. Veio o governo civil para restringir o pagamento dessa contribuição para quem ganha mais de um salário mínimo. Com isso, o saldo do PIS no BNDES acumulou, mas durou pouco porque os corruptos vieram e surrupiaram tudo. Meio século atrás, quem ganhava um salário mínimo podia casar e ter filhos, além de pagar aluguel. Hoje não se pode fazer nada. Quando era repórter de TV, Oswaldo Militão disse que Portugal precisa descobrir o Brasil de novo. A frase socialmente agradável é metáfora de que o Brasil precisa começar tudo de novo. Vamos pintar nosso país com a cor de isonomia!

Osamu Arazawa (contador) - Londrina