A maior festa popular do País está chegando. O carnaval começa no sábado, mas antes disso, muita gente entra no clima, acertando fantasias, combinando o churrasco, o desfile com o bloco, o baile no clube, a viagem (a praia é o destino mais cobiçado nessa época ).

Todos os anos os órgãos públicos e os veículos de comunicação alertam os foliões e viajantes para o perigo de uma mistura: álcool e direção. Parece óbvio? Nem tanto. Os números que tratam da violência nas estradas brasileiras mostram que é preciso lembrar constantemente aos motoristas os perigos de dirigir após consumir bebidas alcoólicas. Uma atitude capaz de desafinar o carnaval de muita gente.

Nesta quarta-feira (19), a FOLHA traz um alerta da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), pedindo que os condutores de carros, motos e outros veículos mantenham atenção redobrada no feriadão que está chegando.

Um levantamento feito pela instituição mostra que, em dez anos, mais de 58 mil pessoas se envolveram em acidentes de trânsito nas rodovias do País. Entre 2010 e 2019, ocorreram 26.438 acidentes, com o envolvimento de 58.706 pessoas, uma média de 2,2 vítimas por registro.

Segundo a Abramet, o levantamento, feito a partir do cruzamento de registros da Polícia Rodoviária Federal, tem como objetivo lembrar os riscos da falta de atenção e desobediência às normas de trânsito. Em 2010, foram feitas 3.338 ocorrências desse tipo. Nove anos depois, o número baixou para 1.181. De acordo com a associação, apesar de o número de acidentes no período ter diminuído quase três vezes, os registros ainda são altos no carnaval.

Pelo levantamento da instituição, nessa série histórica de 2010 a 2029, 19.117 pessoas sofreram ferimentos leves ou graves e 1.411 morreram em decorrência da imprudência no trânsito. Somente em 2019, os dias de folia - de 1 a 6 de fevereiro - registraram 2.945 pessoas acidentadas. Desse grupo, 1.567 vítimas sofreram danos físicos ou perderam a vida.

O combinado álcool e direção é a grande preocupação, mas há outros fatores que devem ser levados em consideração antes de iniciar a viagem, entre eles as condições do veículo, o uso dos equipamentos apropriados de segurança para crianças, utilização do cinto de segurança, entre outros.

O carnaval é uma festa de tradição e cultura, que representa, inclusive, grande fonte de renda para diversos municípios brasileiros. É um período de alegria, mas não precisa ser de bagunça, violência ou despreocupação com a saúde e a segurança. Muita gente sai às ruas para cantar, brincar e se divertir. As aglomerações são inevitáveis e pedem cautela e respeito. Com bom senso, o carnaval é muito melhor.

Obrigado por ler a FOLHA!