Parabéns mais uma vez à Folha pelas publicações desta quarta 26.02, sobre os malefícios da polarização, principalmente política, no Brasil. Quando se busca obter vantagens a qualquer custo, que não contemple o bom senso, o bem comum, a justiça, a livre iniciativa, a sustentabilidade e por aí vai, com o tempo a conta vem, com desequilíbrios muito difíceis de serem ajustados. Vamos à luta. Somos um país jovem.

José Cezar Vidotti (economista) Londrina.

Debate ideológico

Temos lido nesta coluna, nas últimas semanas, uma interessante alteração de posicionamentos políticos protagonizados por representantes das ideologias de esquerda e direita, polêmicas tais que vêm sendo realizadas num patamar até aceitável de contenda. Todavia, a carta do leitor Sandro Ferreira, de Ponta Grossa, (Opinião 25/2), ultrapassou todos os limites da insensatez, da indignidade de opinião, da falta de decoro de postura, do desequilíbrio emocional e do fanatismo ideológico radical e exacerbado. As alegações despropositadas, as insinuações inconsistentes, a ininteligível e desqualificada argumentação e a hostilidade das suas afirmações esvaziam de credibilidade o seu comentário e rebaixa o debate em nível de "briga de rua". Lamentável!

Ludinei Picelli (administrador de empresas) - Londrina

Vaticano afronta a Pátria Amada

No encontro com Lula, foi dramático, triste e melancólico observar o quanto o Papa Francisco estava feliz com a sua liberdade. Com certeza, pela vontade da maioria absoluta do povo brasileiro, “São Luiz 51”, o criminoso mais famoso do PT permaneceria encarcerado, eternamente. A segunda surpresa, não menos desagradável, porém irônica, foi o meliante ter sido presenteado com “um terço”. Isso nos fez lembrar o que motivou o enriquecimento ilícito e condenável do dissimulado e demagogo crápula. O Sumo Pontífice, “propositadamente”, perdeu a oportunidade de abordar quatro questões fundamentais: 1) porque o projeto criminoso de poder perpétuo não deu certo; 2) como ele ficou bilionário ; 3) porque é considerado o maior ladrão do mundo; 4) porque terá que responder a quase uma dezena de processos judiciais. O fato do Santo Padre ter se encontrado com esquerdopatas da pior espécie deixa a comunidade católica perplexa e descrente. Compete à maior parte do clero, ainda "descomunizada" e descontaminada, preservar os dogmas e sacramentos da Santa Igreja e não admitir, jamais, a politização da liturgia cristã. Respeitosamente, lembramos o Papa Francisco que a Igreja Católica não pode ser palco de manifestações de apoio político/partidário, qualquer que seja a tendência ideológica. Finalmente, sugerimos humildemente a Jorge Mario Bergoglio e Claudio Hummes que programem o Sínodo da Venezuela, da Síria, de Cuba, da Koréia do Norte, da Rússia, da Nicarágua. A Amazônia é do Brasil!

Roberto Delalibera (advogado) - Londrina