A uma se­ma­na do fim do man­da­to do pre­si­den­te Do­nald Trump, a Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos dos EUA apro­vou o se­gun­do pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment do lí­der re­pu­bli­ca­no. A vo­ta­ção ter­mi­nou em 231, sen­do 221 de de­mo­cra­tas e 10 de re­pu­bli­ca­nos, a 197. Ao to­do, há 435 de­pu­ta­dos na Câ­ma­ra.

O pro­ces­so ago­ra se­gue pa­ra o Se­na­do, on­de pre­ci­sa­rá ser apro­va­do por mai­o­ria de dois ter­ços (67 de 100 se­na­do­res). Trump só é obri­ga­do a dei­xar o car­go de­pois da vo­ta­ção no Se­na­do. No en­tan­to, ain­da não há uma da­ta pa­ra que ela se­ja fei­ta.

O man­da­to de Trump ter­mi­na no dia 20 de ja­nei­ro, e é pou­co pro­vá­vel que o im­pe­a­ch­ment se­ja apro­va­do até lá. No en­tan­to, o pro­ces­so de­ve con­ti­nu­ar, com o ob­je­ti­vo de re­ti­rar di­rei­tos po­lí­ti­cos e im­pe­dir que ele vol­te a dis­pu­tar a Pre­si­dên­cia no fu­tu­ro.

mockup