MEMÓRIA

Calor aumenta risco de infestação de pragas

11 de fevereiro de 2006

O verão com as temperaturas mais altas dos últimos anos é condição ideal para a proliferação de um mal que atinge praticamente toda a cidade. As pragas urbanas incomodam e colocam em risco a saúde da população nos mais diferentes bairros. Quem pode, recorre a firmas especializadas. Quem não tem condições de pagar tenta improvisar e espera providências do poder público.

Uma das consequências do aumento da infestação das pragas urbanas é uma busca maior por atendimento especializado em hospitais. Em Londrina, a procura cresceu 20% em comparação aos meses frios (leia nesta página). Assim como o número de vítimas, a quantidade de pessoas que querem prevenir contra as pragas também aumenta.

Firmas especializadas em controle de pragas têm agenda lotada no verão. E a explicação para isso é técnica. ''Com as temperaturas mais altas e o aumento da umidade, a incidência de alguns tipos de insetos aumenta bastante. Os bichos, como baratas e ratos, saem das tocas em busca de alimento e por causa do calor e invadem as residências'', explicou Sidney Garcia Ribeiro, proprietário de uma empresa de controle de pragas.

Outros tipos comuns de pragas urbanas são formiga, carrapato, pulga, cupim e escorpião. Na Zona Rural também é fácil encontrar cobras. A proximidade com áreas agrícolas explica porque os insetos e outros bichos aparecem com tanta frequência em Londrina.

Leia mais em https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/calor-aumenta-risco-de-infestacao-de-pragas-556634.html