Com um sorriso de compaixão e uma pitada de tristeza, lemos a carta do Sr. João dos Santos, publicada na FL, em 01.06.20, endereçada a Dom Geremias. Em tom respeitoso, o nobre ex-advogado do PT coloca-se ao lado do arcebispo, que não quer ser associado ao PT, para defendê-lo. Mas defendê-lo de quê? O que o Brasil Católico fez de tão grave ao bispo para um advogado correr em praça pública para protegê-lo?

Ora, simplesmente instalamos outdoors na cidade solicitando o retorno das missas! Durante semanas insistimos junto ao prefeito requerendo seu aval para liberar as celebrações. Enviamos correspondência ao arcebispo pedindo a reabertura das igrejas. Pacientemente aguardamos um decreto estadual com o rol de cuidados a serem tomados nas missas. E cadê as celebrações? Nada!

Qual o problema em pedir ao arcebispo que reabra as igrejas? Embora em Londrina alguns sacerdotes com sangue nos olhos gostem de bradar impropérios na imprensa; vários outros padres, silenciosos, querem apenas rezar a missa, atender confissões, conceder os sacramentos.

Se o arcebispo se sente ofendido por ser cobrado para que a comunidade possa retornar à igreja, ele está no lugar errado! Então ele poderia atuar doutrinando alunos em marxismo cultural com os livretinhos toscos do Frei Betto.

Por que o Dr. João se refere ao Brasil Católico como estupidez humana, se no parágrafo anterior da sua mimosa cartinha ao bispo, ele relembra os milhões de mortos da gripe espanhola, mas omite o fato de que, na época, valentes sacerdotes estiveram na frente de batalha consolando e salvando milhares de almas?

De onde o Sr. João dos Santos tirou a ideia de que queremos expor cristãos a letalidade do vírus, se inúmeras cidades do Paraná já liberaram as missas e nem por isso as pessoas estão morrendo? Por que o Dr. João, ex- advogado do PT, ficou tão furioso com os outdoors do Brasil Católico e rapidamente se posicionou ao lado do religioso, que não quer ser relacionado ao PT? Será que, inadvertidamente, desmontamos algum plano para as próximas eleições municipais?

Não, Sr. João dos Santos, não há nada mais interessante para escrever em outdoors do que pedir o retorno imediato das missas. Nada é mais importante para um católico do que servir a Deus!

Silvia Guimarães (perita judicial, representante do BrasilCatólico.org) - Londrina