Bogotá pode inspirar soluções para Londrina
"Aquilo que é bom a gente copia, o que é ruim a gente evita"
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de março de 2025
"Aquilo que é bom a gente copia, o que é ruim a gente evita"
Marco Zero de Londrina
Na cidade de Bogotá, Colômbia, pós Pablo Escobar, já há muito dominada pela violência, uma iniciativa logrou êxito em combater essa chaga. Luzes foram lançadas onde antes havia trevas. Em outras palavras, numa região carente da cidade, instalou-se uma belíssima biblioteca com inúmeras atividades e cursos diversos para a comunidade, além do que ao redor dela construiu-se também um belo parque para as pessoas praticarem atividades ao ar livre: desde uma simples caminhada, um passeio de bicicleta, uma conversa com amigos, dentre outras possibilidade de resgate da cidadania.
Convido os curiosos a fazerem uma viagem virtual até esta biblioteca via Google Earth, digitando “Biblioteca Pública Virgílio Barca” no referido programa. Uma biblioteca assim também seria uma excelente iniciativa para o nosso Jardim Botânico, afinal de contas, como dizia o saudoso professor José Monir Nasser: “Uma sociedade não pode ser rica antes de ser inteligente”. Como diz um ditado chinês: “Aquilo que é bom a gente copia, o que é ruim a gente evita”. Apenas uma sugestão ao bom e democrático debate.
Gregório Montemór, advogado
Errata
Em relação à carta da leitora Nina Cardoso publicada no dia 05/03 sobre o atraso no pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS, no dia 28 de fevereiro o instituto alterou o pagamento de todos os que recebem acima de um salário mínimo para os dias 6 e 7 de março.

