BICHO AMIGO - Terapia com animais para desenvolver a autoestima
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Érika Gonçalves<br>Reportagem Local 
A convivência com animais possibilita melhor interação entre os membros da família, torna mais fácil fazer novas amizades e auxilia também na reabilitação de doentes. Para idosos e portadores de necessidades especiais, a companhia de cães e gatos pode ajudar nos exercícios físicos e na sociabilização.
A servidora aposentada Janice Maria da Silveira descobriu sozinha esses benefícios. Lutando contra uma doença degenerativa, ela conhece as vantagens da convivência com cães desde criança. Já usuária de cadeira de rodas, conheceu a ONG Cão Amigo & Cia, em Curitiba, que visita escolas de educação especial e asilos, e decidiu ser voluntária. ''Vislumbrei a possibilidade de estender a outras pessoas o benefício que a vida me proporcionara: o de poder conviver com bichos e, através deles, melhorar minha qualidade de vida'', explica.
Quando começou seu contato com animais?
Pouco tempo antes do meu nascimento, minha mãe foi presenteada com uma fêmea de grande porte, mestiça de pastor alemão. Ter convivido com aquela cadela semeou em mim simpatia e respeito pelos bichos. O interesse pelo comportamento de cada espécie animal foi semeado na primeira década da minha vida.
Depois que descobriu sua doença, quando e como percebeu que os bichos poderiam ajudá-la?
Vi-me obrigada a construir uma casa adaptada para uma usuária de cadeira de rodas. A condição primordial que eu mesma me impus para morar sozinha numa casa térrea foi ter um guardião canino. Jasmine (Mine), uma akita tigrada, foi comprada aos três meses de idade. Tão bonitinha e tão pequenininha, mas já se percebia que seria bem grande. Quando ainda filhote e naturalmente amedrontada, ela logo descobriu que era seguro ficar sob a minha cadeira de rodas, reforçando assim a autoaceitação da minha nova realidade. Rapidamente, entre nós duas criou-se um vínculo fortíssimo e estabeleceu-se um pacto de confiança mútua. A partir daí senti que este pacto poderia ser ampliado e se tornar especial.
Por que decidiu ser voluntária na ONG?
Uma adestradora me falou sobre a ONG. Vislumbrei ali a possibilidade de estender a outras pessoas o benefício que a vida me proporcionara: o de poder conviver com bichos e, através deles, melhorar minha qualidade de vida. Inscrevi-me. Com o passar do tempo vi que ser voluntária me faz muito bem, em termos de autoestima.
Como é o seu trabalho com os animais e os outros pacientes?
Tenho uma acompanhante motorista que conduz meu cachorrinho pequeno. Estou sempre junto, ''conduzindo'' ambos. Faço parte da equipe que atende escolas especializadas em crianças com deficiência mental leve e os alunos participam com alegria desse esquema adaptado.
Em quais atividades os animais podem ajudar na terapia com pacientes e idosos?
Os animais melhoram a qualidade de vida porque propiciam interação com os voluntários humanos e animais: passeiam puxando os cachorros maiores com a guia, recebem os pequenos no colo e ganham e fazem carinho em animais e humanos. Se usam cadeiras de rodas, levam os animais pequenos para passear ou são puxados pelos maiores. Os idosos hospedados em instituições têm a oportunidade de confraternizar com e através dos animais. Interagir com animais obriga a movimentos não rotineiros, como alongar-se, por exemplo. O Cão Amigo não faz visitas a hospitais.
Em que sua saúde e sua vida melhoraram com a convivência com os bichos?
Posso dizer que em tudo. Os animais são motivação para continuar vivendo e inspiração para continuar escrevendo.


