Nas administrações públicas, onde os orçamentos, na maioria das vezes, estão aquém do necessário - normalmente abaixo do mínimo - os responsáveis por essa gerência orçamentária/administrativa precisam de parcimônia e criatividade.
Não há como investir sem planejamento. Também é preciso esperar o momento certo e possível. E esse nem sempre está diretamente ligado ao imediato. Ele se situa a médio e longos prazos.
Verdade é que com orçamentos abaixo do desejado e previsões às vezes não realizáveis, o exercício do gerenciamento requer uma equipe coesa, dedicada, capacitada e sem temores. Ou isso ou a estagnação e até mesmo o fracasso.
Essa situação, nas instituições públicas, além de ser comum, ao natural, exige uma proposta arrojada para superar as dificuldades e alcançar os objetivos em termos de qualidade de ensino, por meio de diretrizes acadêmicas. A Universidade Estadual de Londrina (UEL), com certeza, está conseguindo isso, o que se comprova tendo como base avaliações periódicas internas e externas, pelas quais passam as IES.
Quando vemos 19 cursos da UEL considerados de excelência em pesquisa realizada recentemente pelo Guia Abril do Estudante, tem-se a certeza de que a instituição está no caminho certo. Os óbices que se apresentam estão sendo vencidos com competência pela administração, juntamente com os professores, alunos e funcionários, num trabalho com objetivos comuns.
O número de cursos distinguidos com 3 e 4 estrelas, se analisado do ponto de vista dos 37 cursos de graduação ofertados, deixa claro que já atingimos um percentual acima dos 50%. Para uma instituição, que no contexto universitário é considerada bastante nova, com apenas 26 anos de reconhecimento, a situação é gratificante e encorajadora.
Os demais cursos, embora não estejam citados nesse Guia, estão sendo avaliados por outras instituições e mesmo internamente, sendo considerados bons, merecendo atenção e investimentos para que todos estejam nas mesmas condições. Para melhorar ainda mais, várias medidas estão sendo adotadas. No próximo concurso público para docente, por exemplo, a princípio serão abertas vagas para doutores e mestres. Somente em caso de não haver interessados com essa qualificação é que a UEL abrirá inscrição para graduados. Isso eleva o índice de capacitação para docente, um dos itens mais importantes das diversas pesquisas. Ressalte-se, no entanto, que hoje 60% dos docentes da UEL já são doutores e mestres.
Há que se esclarecer que outras análises também têm demonstrado que a Universidade Estadual de Londrina está norteada por um planejamento científico, moderno e factível. Evidente que contando com o respaldo governamental que vendo e sentindo responsabilidade administrativa, tem investido na instituição que repassa tudo para a comunidade que dela se serve. Temos, como outro item ilustrativo, a procura, via vestibular, para os cursos ofertados pela UEL cujos números dos últimos cinco concursos seletivos somam 107.805 candidatos.
É inegável que teríamos inúmeras variáveis para comprovar a evolução da UEL rumo ao ponto máximo no conceitual de excelência de sua proposta de ser e atuar. Recentemente, para a seleção de 12 alunos para o Curso de Mestrado em Educação, o número de candidatos inscritos chegou a 126. Isso somente para enriquecer as afirmativas e sem demérito aos outros cursos ofertados em nível de pós-graduação. Pois todos apresentam uma demanda que, pelos poucos anos de existência, superam todas as expectativas.
É tanto verdade que o caminho trilhado pela UEL nestes últimos anos é correto, que recebemos cumprimentos do MEC, via ofício, pelos resultados obtidos no Exame Nacional de Cursos, ou seja, conceito Geral ‘‘A’’.
A CAI (Comissão de Avaliação Institucional), realizou também a análise de todos os cursos, dentro dos critérios da Paiub (Plano de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras), do Sesu/MEC e das novas orientações do Ministério. Em todas as avaliações, mesmo com metodologias diferenciadas, comprova-se que a UEL é merecedora de destaque no contexto da educação superior no Paraná e do País.
- JACKSON PROENÇA TESTA é reitor da UEL

mockup