A Organização das Nações Unidas (ONU) está atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), oito metas definidas e adotadas por 191 países para serem alcançadas em 15 anos - como o lançamento do documento aconteceu em 2000, o prazo para se alcançar esses propósitos termina este ano. Entre os objetivos, combate à fome e à miséria, universalização da educação básica, redução da mortalidade infantil e respeito ao meio ambiente.
No final desses 15 anos, a ONU tem o que comemorar, mas os resultados alcançados não foram suficientes. Segundo balanço do organismo mundial, os objetivos ajudaram a acabar com a pobreza, mas não completamente. A redução da mortalidade infantil foi outro item com resultados satisfatórios. No entanto, a meta de ter todas as crianças matriculadas no ensino fundamental não será atingida.
A renovação das metas implicou, recentemente, por parte da ONU, na criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ideia é concluir o trabalho dos ODM. Para tanto, 17 novas propostas foram traçadas para serem, novamente, alcançadas em 15 anos. Elas são mais ambiciosas. Se antes a meta era reduzir a miséria, agora a ONU fala em acabar com a miséria. Entrevista publicada ontem, na FOLHA, analisou esse assunto. Se antes a discussão era mais governamental, agora fica evidente a necessidade de buscar o cidadão comum para uma participação mais direta. O papel da comunidade será fundamental para o sucesso do programa.
É preciso reconhecer que os chamados "Oito Jeitos de Mudar o Mundo" conseguiram mobilizar governos e entidades, daí o seu sucesso parcial. As metas eram: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. No caso do Brasil, é perceptível o avanço em várias metas. Mas é impossível não sentir frustração quando se pensa nos resultados referentes à educação e ao meio ambiente.
O caso da educação preocupa muito pois ela é um motor essencial para se atingir todas as outras metas. A educação precisa de políticas públicas bem definidas e, no Brasil, a falta de investimento derruba a qualidade. Além disso, é preciso considerar uma doença contagiosa que afeta o País, impedindo-o de alcançar na totalidade qualquer um dos Objetivos do Milênio: a corrupção.

mockup