Atletas consomem mais de 1,5 t de alimentos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de novembro de 1996
Sucursal de Curitiba 
Quem apenas assiste a uma competição, como os Jogos Brasileiros da Juventude, que Curitiba está sediando, não sabe muito dos bastidores. Mas os 2.700 atletas que estão participando dos Jogos iniciados na noite de sexta-feira comem uma tonelada e meia de alimentos por dia. O cardápio básico inclui arroz, feijão, macarrão, carne e verdura. Diariamente o restaurante montado no Centro de Convivência dos jogos, no Jockey Clube do Paraná, prepara 240 quilos de arroz, 240 quilos de massa, 120 quilos de feijão e 800 quilos de carne, além das verduras.
A cada dia, entre almoço e jantar são servidas 10 mil refeições para os atletas, técnicos, preparadores físicos e demais pessoas envolvidas nos Jogos. Para preparar a alimentação, Marlene Zanon, responsável pela cozinha, conta com a ajuda de 35 cozinheiros e atendentes. Ela monta o cardápio e calcula a quantidade de comida a ser preparada.
Não tem sobrado quase nada, porque a moçada chega com uma fome danada após os jogos, afirma Marlene. Todos os atletas seguem uma dieta específica para cada modalidade disputada. No judô, por exemplo, nada de carne nos dias de luta. A preferência é por pouca coisa.
Em dias de provas o negócio é comer apenas alimentos leves, como saladas e evitar o que pode pesar no estômago, como carne e refrigerante, diz Fábio Magalhães, judoca mineiro de 16 anos. Em épocas de competições ele tem sua dieta orientada por uma nutricionista. A alimentação não tem causado problemas aos atletas.
Como no judô o peso pode significar bastante no resultado da prova, os atletas têm que ficar de olho na balança. Temos que comer o suficiente para manter o peso e ter energia, sem prejudicar as lutas, afirma André Avellar, outro judoca de Minas Gerais, também de 16 anos.
O Centro de Convivência dos Jogos da Juventude, no Joquei Clube, é quase uma cidade temporária. Um circo de 600 metros quadrados é o ponto de encontro dos atletas. Um circuito interno de vídeo apresenta programas especiais. No mesmo local, há exposições de fotografia e um jornal é distribuído com notícias dos Jogos.
Durante os dez dias de competição, o Centro de Convivência terá apresentações de grupos musicais, academias de ginástica e dança. Dentro do centro, o Shopping da Convivência vende bonés, camisetas e artesanato. A estrutura montada para atender os atletas tem ainda transporte, serviço de saúde e um departamento de justiça desportiva.


