As leis que atrapalham
Ótima análise sobre a "burrocracia" que impede o desenvolvimento e crescimento de toda uma sociedade
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 24 de abril de 2026
Ótima análise sobre a "burrocracia" que impede o desenvolvimento e crescimento de toda uma sociedade
Parabéns ao Ary Sudan pelo texto publicado em 15 de abril no Espaço Aberto. Ótima análise sobre a "burrocracia" que impede o desenvolvimento e crescimento de toda uma sociedade.
Ao lê-lo, imediatamente situei um problema que, para mim, é recorrente. Como tenho alguma dificuldade em dobrar meus joelhos, o que me impede de deslocamentos usando os ônibus da cidade, normalmente aciono um serviço de táxi para distâncias maiores. E sempre pergunto se posso ocupar o assento ao lado do motorista, pois é onde consigo me sentar com maior conforto. Todos os taxistas concordam, sem maiores problemas.
No entanto, se eu optar por acionar um transporte por aplicativo, normalmente esta minha solicitação é negada. Justificativa dos motoristas: há uma lei, assinada na época da pandemia, que impede que o passageiro viaje ao lado do motorista e, se eles forem identificados comigo no banco da frente, serão multados e o aplicativo, notificado.
Então, embora a corrida de táxi sempre seja um pouco mais alta do que a do aplicativo, continuarei a chamar os taxistas. Porque uma lei que não tem mais razão de ser impede que algumas pessoas possam economizar - eu, e outras, ganhar o seu sustento - os motoristas.
Nina Cardoso (psicóloga) Londrina


Adriana De Cunto
Chefe de Redação da Folha de Londrina.


