São Paulo - O apresentador José Luiz Datena deixou a ‘‘Rede Record’’ na tarde de ontem, onde comandou por seis anos o programa ‘‘Cidade Alerta’’, um dos líderes de audiência da emissora. Datena alegou que a emissora teria rompido seu contrato ao tirá-lo da segunda edição do programa, e substituí-lo por Ricardo Caprioti.
A crise entre o apresentador, católico apostólico romano e devoto de Nossa Senhora Aparecida, e a emissora do Bispo Macedo parece anterior aos convites que teria recebido da ‘‘Rede TV!’’. Em junho do ano passado, Datena foi advertido pela direção da emissora por uma manifestação contra o ex-secretário-geral da Presidência da República, Eduardo Jorge, ao comentar as investigações no inquérito sobre desvio de recursos das obras do Fórum Trabalhista de São Paulo.
O apresentador, em seu tom dramático, uma das garantias para manter bons números de audiência, teria dito no ar: ‘‘Não adianta ligar pra cá não. Não adianta ligar. Vai ligar pro raio que o parta. Aqui não’’. A diretoria respondeu rapidamente ao estilo impetuoso do jornalista. ‘‘Tais afirmações estão divorciadas da linha jornalística da emissora... servimo-nos da presente para ofertar a notificação visando a não repetição de ato similar.’’ Mais adiante, o documento avisa que a reincidência seria uma infração contratual.
Depois disso, o apresentador, que tinha contrato até 2004, cuja rescisão pode acarretar multa de R$ 3,6 milhões, teria mandado uma carta à emissora para que a direção definisse a linha editorial do programa. Nunca obteve resposta.
Para o advogado do apresentador, Sérgio Dantino, a advertência foi um cerceamento à liberdade de informação, mas prefere evitar o assunto. ‘‘O que se discute agora é o ataque à imagem de credibilidade do Datena’’, diz. De acordo com Dantino, o apresentador foi substituído sem prévio aviso. A assessoria de imprensa da Record informou que a emissora prefere não comentar o assunto.

mockup