Qualquer um dos 365 dias do ano pode ser aquele de uma mudança importante. Não existe uma data definida para dar a volta por cima ou a guinada na vida. Mas é nessa época, quando começa um ano novo, que as pessoas estão mais voltadas a um balanço interno, com tendência para refletir sobre o que fizeram e o que deixaram de fazer e propensos a estabelecer metas.
A FOLHA ouviu pessoas que independente de um cenário não tão promissor apostaram em seus sonhos e arregaçaram as mangas para tentar realizá-los. Como o casal Themys Cabral e Robert Nespolo, de Curitiba, que deixaram emprego para dar a volta ao mundo e viajar durante quase todo o ano de 2016. Ou a empresária Sanya Soares, que acaba de investir, abrindo uma nova empresa em Londrina. O preço do dólar ou as projeções negativas da economia poderiam ter influenciado os três entrevistados a desistirem dos objetivos. Mas eles seguiram em frente.
E você, o que faz quando se depara com uma situação difícil? Encara, foge ou se abala? Pois saiba que ao decidir enfrentar os problemas, muita gente consegue até mesmo se beneficiar com eles, aprendendo, crescendo emocionalmente e lucrando com os desafios que a vida trás. Essa personalidade é típica das pessoas resilientes, um termo da física que define a capacidade que alguns materiais têm de absorver impactos e retornar à forma original. E a psicologia emprestou da física essa palavra para explicar a habilidade do ser humano em trabalhar e superar as adversidades. Mais do que isso, extrair sabedoria e ver oportunidades de mudança nas situações difíceis. Não se trata apenas de segurar as pontas, mas buscar alternativas diferentes. E como não poderia deixar de ser, o termo se tornou comum também no mercado de trabalho. Funcionários resilientes transformam organizações comuns em empresas resilientes.
Na principal reportagem de hoje, a FOLHA traz também entrevista com uma psicóloga que dá dicas para quem deseja mudar de vida em 2016 e a planejar algumas etapas para mudar de rumo na carreira profissional ou na área pessoal. Este certamente será um ano em que o brasileiro precisará de resiliência e muito planejamento.

mockup