A ecologia social

Parabéns ao Professor Paulo Bassani pelo grande artigo escrito no Espaço Aberto, na edição de quinta-feira (23 de janeiro de 2025), a respeito da Ecologia Social. Ele citou dois grandes nomes que lutaram por isso: Félix Guattari e Eduardo Galeano, o grande Galeano, de "As Veias Abertas da América Latina". Importante e reflexivo, disse tudo o que acontece nas conferências, fóruns, COPs, onde prometem tudo e não fazem nada. Cito a grande ativista Greta Thunberg, que melhor definiu todas as COPs e Conferências da ONU: tudo termina em "bla, bla, bla".Valeu o esforço do Professor Paulo Bassani, que lamentavelmente foi também derrotado pelo Trump, com a retirada dos EUA do Acordo de Paris.

A melhor informação que vi e ouvi foi de um aborígene quando esteve numa COP da Biodiversidade aqui em Curitiba. Ele falou: "Retirem o meio ambiente do homem, em dez semanas ele desaparece da face da Terra. A máxima: retirem o homem do meio ambiente, em um ano a natureza e a biodiversidade se regeneram."

Essa é a realidade do mundo hoje, o resto é o resto.

José Pedro Naisser (ecologista)


Ano de 2024, fatos e ações... ano de 2025, sem repetições (parte 1)

Ler, ouvir, conhecer e o julgar individual, são aspectos que norteiam as notícias, manchetes, reportagens especiais e chamadas jornalísticas, apresentadas logo abaixo, como: “Deputada Federal é cassada por fazer harmonização facial de R$9.000,00 com Verba Eleitoral.” Surpresas, indignações e julgamentos serão despertados, pois os fatos envolvem encaminhamentos políticos, ações governamentais e a Gestão dos Gastos do Dinheiro Público, que é meu, seu e do povo, através dos impostos. A coletânea dos fatos é de arquivo pessoal, verdadeiramente divulgados em 2024 e ficam para análise do Leitor: *PF faz operação, esquema de desvio em Emendas Parlamentares (1,4 bilhão). *Ex-deputados com salário de 44 mil são procurados, por deixarem dívidas de apartamentos funcionais, como água, luz, extravio de móveis e notebook. *Déficit de empresas estatais, recorde em 15 anos (Out.23 a Out 24 = 5,1 bilhões) *Governo paga 53 viagens e 156 diárias para Secretário do MCTI, como Carnaval e reunião de 30 minutos na UFC. *Anistia pode livrar partido politico que comprou 3.700 kilos de carne, construção de piscina e máquinas/utensílios/insumos típicos de restaurante profissional. * TST gastou 42,6 mil para Ministro apresentar o trabalho de conclusão de Doutorado em Lisboa (30,7 em diárias e 11,9mil em passagens). *Loja de queijos em Macapá vence leilão federal de arroz. * Diária de R$ 1.000,00 para viagem que dura menos de 1 dia (ABDI). * Evento em Roma, integrantes do STF, do Governo e assessores tem 144 mil em gastos públicos. * 20 ONGs receberam 515 milhões em emendas parlamentares de políticos da base do governo, transparências?? * STF gastou 100mil em diárias com segurança em viagem de Ministro a Londres e Madrid. * Em novembro/24, a arrecadação federal teve alta de 11,21% sobre o mesmo mês de 2023 * Tribunal de Justiça de MT, manda juízes e servidores devolverem auxílio-alimentação de 10.055,00 *Recorde de folgas a Deputados Federais em 2024,como semana cheia Carnaval e de 1ºde Maio. (Aguarde a parte 2)

Luiz Sergio Hilário (professor aposentado)