Ano de 2024, fatos e ações... ano de 2025, sem repetições
Cartas de 25 de janeiro de 2025
PUBLICAÇÃO
sábado, 25 de janeiro de 2025
Cartas de 25 de janeiro de 2025
Cartas de José Pedro Naisser e Luiz Sergio Hilário
A ecologia social
Parabéns ao Professor Paulo Bassani pelo grande artigo escrito no Espaço Aberto, na edição de quinta-feira (23 de janeiro de 2025), a respeito da Ecologia Social. Ele citou dois grandes nomes que lutaram por isso: Félix Guattari e Eduardo Galeano, o grande Galeano, de "As Veias Abertas da América Latina". Importante e reflexivo, disse tudo o que acontece nas conferências, fóruns, COPs, onde prometem tudo e não fazem nada. Cito a grande ativista Greta Thunberg, que melhor definiu todas as COPs e Conferências da ONU: tudo termina em "bla, bla, bla".Valeu o esforço do Professor Paulo Bassani, que lamentavelmente foi também derrotado pelo Trump, com a retirada dos EUA do Acordo de Paris.
A melhor informação que vi e ouvi foi de um aborígene quando esteve numa COP da Biodiversidade aqui em Curitiba. Ele falou: "Retirem o meio ambiente do homem, em dez semanas ele desaparece da face da Terra. A máxima: retirem o homem do meio ambiente, em um ano a natureza e a biodiversidade se regeneram."
Essa é a realidade do mundo hoje, o resto é o resto.
José Pedro Naisser (ecologista)
Ano de 2024, fatos e ações... ano de 2025, sem repetições (parte 1)
Ler, ouvir, conhecer e o julgar individual, são aspectos que norteiam as notícias, manchetes, reportagens especiais e chamadas jornalísticas, apresentadas logo abaixo, como: “Deputada Federal é cassada por fazer harmonização facial de R$9.000,00 com Verba Eleitoral.” Surpresas, indignações e julgamentos serão despertados, pois os fatos envolvem encaminhamentos políticos, ações governamentais e a Gestão dos Gastos do Dinheiro Público, que é meu, seu e do povo, através dos impostos. A coletânea dos fatos é de arquivo pessoal, verdadeiramente divulgados em 2024 e ficam para análise do Leitor: *PF faz operação, esquema de desvio em Emendas Parlamentares (1,4 bilhão). *Ex-deputados com salário de 44 mil são procurados, por deixarem dívidas de apartamentos funcionais, como água, luz, extravio de móveis e notebook. *Déficit de empresas estatais, recorde em 15 anos (Out.23 a Out 24 = 5,1 bilhões) *Governo paga 53 viagens e 156 diárias para Secretário do MCTI, como Carnaval e reunião de 30 minutos na UFC. *Anistia pode livrar partido politico que comprou 3.700 kilos de carne, construção de piscina e máquinas/utensílios/insumos típicos de restaurante profissional. * TST gastou 42,6 mil para Ministro apresentar o trabalho de conclusão de Doutorado em Lisboa (30,7 em diárias e 11,9mil em passagens). *Loja de queijos em Macapá vence leilão federal de arroz. * Diária de R$ 1.000,00 para viagem que dura menos de 1 dia (ABDI). * Evento em Roma, integrantes do STF, do Governo e assessores tem 144 mil em gastos públicos. * 20 ONGs receberam 515 milhões em emendas parlamentares de políticos da base do governo, transparências?? * STF gastou 100mil em diárias com segurança em viagem de Ministro a Londres e Madrid. * Em novembro/24, a arrecadação federal teve alta de 11,21% sobre o mesmo mês de 2023 * Tribunal de Justiça de MT, manda juízes e servidores devolverem auxílio-alimentação de 10.055,00 *Recorde de folgas a Deputados Federais em 2024,como semana cheia Carnaval e de 1ºde Maio. (Aguarde a parte 2)
Luiz Sergio Hilário (professor aposentado)

