Ana, a jibóia, é tratada a cada 30 dias
Ao contrário do ferret, iguanas, caranguejeiras e cobras são animais que exigem menos cuidados. Frederico explica que Ana, a jibóia, não necessita de muita alimentação. ''Eu dou um rato para ela de trinta em trinta dias'', diz o estudante. De resto, a cobra só ameaça se tornar inconveniente quando cresce - Frederico diz que em cativeiro o animal chega a cinco metros.
''Gosto da Ana e não teria nenhum impedimento em ficar com ela. Agora, se ela crescer demais, teria que pensar melhor. Ela pode atacar os cachorros, outros animais'', afirma. J.G. explica que sua caranguejeira também não dá muito trabalho. ''De dez em dez dias eu dou uma mariposa, um sapinho pra ela comer. Não precisa mais do que isso'', diz o estudante.
''Uma vez, eu coloquei uma mariposa dentro do vidro e ela ficou lá, batendo asas, querendo sair. Pensei, puxa!, que burrada, a mariposa vai ficar aí agitada, só vai assustar a aranha. Deu dez segundos, a mariposa deu uma sossegada, e a aranha acabou com ela'', lembra J.G..
Vinícius afirma que iguanas, cuja venda é proibida no Brasil há três anos, exigem maior atenção quando são jovens. ''Quando o animal é mais novo, você tem que colocar uma pedra aquecida para ajudar a digestão. Também precisa dar um banho de soro fisiológico por semana'', explica. Depois, adultas, as iguanas não dão maior trabalho - se alimentam de frutas e verduras.





