Ampliação das linhas de ônibus
Uma das soluções para equilibrar as contas do transporte é justamente tornar o serviço mais eficiente e conveniente, estimulando a adesão dos cidadãos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
Uma das soluções para equilibrar as contas do transporte é justamente tornar o serviço mais eficiente e conveniente, estimulando a adesão dos cidadãos
Folha de Londrina
A ampliação das linhas do transporte coletivo urbano em Londrina, anunciada nesta quarta-feira (12) pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) é uma medida extremamente bem-vinda. As mudanças começam a valer a partir de domingo (16) e segunda-feira (17) e foram sugeridas pelo setor de Planejamento e Operações do Sistema de Transporte da Companhia, baseado em informações e dados do Centro de Inteligência Operacional (CIOP).
As alterações foram possíveis também com a chegada dos 25 novos ônibus que entraram em circulação esta semana. Ao todo serão 11 linhas impactadas, a recém-criada 114 (Jardim Maíra), que vai atender a nova sede da Viação Garcia, que começa a operar na próxima semana na zona leste da cidade. e outras 10 que sofrerão alterações.
Um exemplo é a linha 913 (Robert Koch/Gleba Palhano), que agora passará a circular o dia todo e também aos sábados. Essa melhoria representa um avanço significativo para quem precisa se deslocar para o trabalho na zona sul em horários alternativos e até então enfrentava dificuldades devido à oferta restrita de ônibus.
Com a linha operando apenas nos horários de pico e de segunda a sexta-feira, quem precisa utilizá-la fora desses períodos é forçado a buscar alternativas mais demoradas, como deslocar-se até o Terminal Central e de lá pegar outro ônibus até o destino final. Esse percurso aumenta significativamente o tempo de viagem, tornando o transporte público menos eficiente e desestimulando seu uso. Agora, com a ampliação dos horários e dias de operação, a acessibilidade e a comodidade para esses usuários serão ampliadas, melhorando a experiência no transporte coletivo.
Essa iniciativa da CMTU é um exemplo de políticas que podem tornar o transporte público mais atrativo para a população. Em um cenário no qual a concorrência com aplicativos de transporte e os impactos da pandemia ainda pesam sobre o sistema, a ampliação da oferta de ônibus é um caminho estratégico para reconquistar passageiros. A tarifa do transporte coletivo segue deficitária, exigindo subsídios do município, e uma das soluções para equilibrar essa equação é justamente tornar o serviço mais eficiente e conveniente, estimulando a adesão dos cidadãos.
Investir na melhoria do sistema de ônibus é investir na mobilidade urbana e na qualidade de vida da população, garantindo que mais londrinenses possam contar com um transporte eficiente e acessível em seu dia a dia.
Obrigado por ler a FOLHA!

